Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O feedback oral: um instrumento de diferenciação?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
O feedback oral - pp. 103-113.pdf465.66 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este trabalho teve como principal objetivo conhecer, de forma aprofundada, as caracterĆ­sticas e o papel do feedback oral fornecidos durante da exploração de tarefas matemĆ”ticas em grande grupo, no quadro em termos da aprendizagem dos alunos. Os feedback definem-se como sendo o tipo de informação dispensada aos diferentes alunos de modo a permitir-lhes confrontarem-se com as suas dificuldades, pensarem sobre elas para as conseguirem superar, diminuindo assim a distĆ¢ncia entre aquilo que sabem e aquilo que era suposto saberem. Todavia para que isto aconteƧa Ć© necessĆ”rio que o professor tenha esta intencionalidade e que seja capaz de colocar ou fornecer as informaƧƵes adequadas. Como vĆ”rios autores referem, nĆ£o Ć© a quantidade de feedbacks mas a sua qualidade que pode contribuir para a consecução dessas aprendizagens. Este estudo teve como ponto de partida perceber quais as caracterĆ­sticas do feedback oral em tarefas matemĆ”ticas dirigidas a toda a turma de modo a responder Ć  seguinte questĆ£o: Ć© possĆ­vel transformar uma correção no quadro num momento de aprendizagem diferenciada? Ɖ uma investigação que se insere numa perspetiva qualitativa sobre a prĆ”tica, tendo como mĆ©todo de estudo o estudo de caso. As dimensƵes de anĆ”lise foram a dinĆ¢mica (para quem se dirige a interação); o foco (sobre que assunto; significado (com que intenção) Da anĆ”lise dos dados foi possĆ­vel concluir que existiram algumas tendĆŖncias em cada dimensĆ£o: na dinĆ¢mica, a interação professor/turma foi a mais frequente, indicando que os feedbacks foram dirigidos essencialmente a toda a turma; no foco, a tendĆŖncia incidiu sobre a concetualização e o processos; e no significado foram as subcategoria questionar para obter um resultado e para orientar os alunos, que se evidenciaram como as mais utilizadas. De um modo geral ainda foi possĆ­vel reconhecer algumas das vantagens patentes na prĆ”tica de feedbacks orais, das quais destaco a eficĆ”cia desta metodologia enquanto: i) instrumento promotor de aprendizagem em matemĆ”tica; e ainda ii) como instrumento propĆ­cio Ć  prĆ”tica de diferenciação pedagógica.

Description

Keywords

Feedback oral Diferenciação pedagógica Aprendizagem Avaliação formativa

Citation

Bastos, M. & Pinto, J. (2017). O feedback oral: um instrumento de diferenciação? In J. Pinhal, F. A. Costa & A. R. Faria (Orgs.). As pedagogias na sociedade contemporânea: desafios às escolas e aos educadores: atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 103-113). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Lisboa, Instituto de Educação

CC License