Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
465.66 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho teve como principal objetivo conhecer, de forma aprofundada, as caracterĆsticas e o papel do
feedback oral fornecidos durante da exploração de tarefas matemÔticas em grande grupo, no quadro em
termos da aprendizagem dos alunos. Os feedback definem-se como sendo o tipo de informação dispensada
aos diferentes alunos de modo a permitir-lhes confrontarem-se com as suas dificuldades, pensarem sobre
elas para as conseguirem superar, diminuindo assim a distância entre aquilo que sabem e aquilo que era
suposto saberem. Todavia para que isto aconteƧa Ʃ necessƔrio que o professor tenha esta intencionalidade
e que seja capaz de colocar ou fornecer as informações adequadas. Como vÔrios autores referem, não é a
quantidade de feedbacks mas a sua qualidade que pode contribuir para a consecução dessas aprendizagens.
Este estudo teve como ponto de partida perceber quais as caracterĆsticas do feedback oral em tarefas
matemĆ”ticas dirigidas a toda a turma de modo a responder Ć seguinte questĆ£o: Ć© possĆvel transformar uma
correção no quadro num momento de aprendizagem diferenciada?
à uma investigação que se insere numa perspetiva qualitativa sobre a prÔtica, tendo como método de estudo
o estudo de caso. As dimensões de anÔlise foram a dinâmica (para quem se dirige a interação); o foco (sobre
que assunto; significado (com que intenção) Da anĆ”lise dos dados foi possĆvel concluir que existiram algumas
tendências em cada dimensão: na dinâmica, a interação professor/turma foi a mais frequente, indicando que
os feedbacks foram dirigidos essencialmente a toda a turma; no foco, a tendĆŖncia incidiu sobre a
concetualização e o processos; e no significado foram as subcategoria questionar para obter um resultado e
para orientar os alunos, que se evidenciaram como as mais utilizadas. De um modo geral ainda foi possĆvel
reconhecer algumas das vantagens patentes na prƔtica de feedbacks orais, das quais destaco a eficƔcia
desta metodologia enquanto: i) instrumento promotor de aprendizagem em matemƔtica; e ainda ii) como
instrumento propĆcio Ć prĆ”tica de diferenciação pedagógica.
Description
Keywords
Feedback oral Diferenciação pedagógica Aprendizagem Avaliação formativa
Citation
Bastos, M. & Pinto, J. (2017). O feedback oral: um instrumento de diferenciação? In J. Pinhal, F. A. Costa & A. R. Faria (Orgs.). As pedagogias na sociedade contemporânea: desafios às escolas e aos educadores: atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 103-113). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade.
Publisher
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação