Publication
Ensinar e aprender sobre as plantas: atividades dinamizadas por futuros professores numa Biblioteca Municipal
dc.contributor.author | Simões, Helena | |
dc.contributor.author | Ferreira, Sílvia | |
dc.date.accessioned | 2023-12-19T10:23:29Z | |
dc.date.available | 2023-12-19T10:23:29Z | |
dc.date.issued | 2022-12 | |
dc.description.abstract | As plantas são objeto de estudo ao longo de toda a escolaridade, mas o interesse e o conhecimento dos estudantes em geral, e das crianças em particular, está mais cen- trado nos animais. No entanto, as plantas desempenham um papel fundamental no equilíbrio da biosfera e também a nível social e económico. A partir de uma parceria entre a Biblioteca Municipal de Setúbal e o Instituto Politécnico de Setúbal, para comemoração do Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento, apresenta-se e discute-se um conjunto de atividades práticas, centradas no ensino e aprendizagem da biodiversidade vegetal- e implementadas por futuros professores em contexto de formação inicial. As atividades decorreram em diferentes espaços da Biblioteca com crianças do 1.o ciclo do ensino básico e permitiram a articulação entre a educação formal e não-formal. | pt_PT |
dc.description.abstract | Plants are object of study throughout schooling, but the interest and knowledge of students in general, and children in particular, is more focused on animals. However, plants play a fundamental role in the balance of the biosphere and also at a social and economic levels. Based on a partnership between the Municipal Library of Setúbal and the Polytechnic Institute of Setúbal, to commemorate the World Science Day for Peace and Development, a set of practical activities are presented and dis- cussed, centred on teaching and learning about plant biodiversity and implemented by future teachers in the context of initial training. The activities took place in dif- ferent spaces of the Library with children from the 1st cycle of basic education and allowed the articulation between formal and non-formal education. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Simões, H., & Ferreira, S. (2022). Ensinar e aprender sobre as plantas: Atividades dinamizadas por futuros professores numa Biblioteca Municipal. Medi@ções, 10(2), 135–144 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.60546/mo.v10i2.354 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-3078 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/48552 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Biodiversidade vegetal | pt_PT |
dc.subject | Indiferença às plantas | pt_PT |
dc.subject | Atividades práticas | pt_PT |
dc.subject | Educação formal e não-formal | pt_PT |
dc.subject | Biblioteca Municipal | pt_PT |
dc.subject | Vegetal biodiversity | pt_PT |
dc.subject | Plant blindness | pt_PT |
dc.subject | Practical activities | pt_PT |
dc.subject | Formal and non-formal education | pt_PT |
dc.subject | Municipal Library | pt_PT |
dc.title | Ensinar e aprender sobre as plantas: atividades dinamizadas por futuros professores numa Biblioteca Municipal | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Correia de Sousa Simões | |
person.familyName | dos Reis Ferreira | |
person.givenName | Helena Maria | |
person.givenName | Sílvia Cristina | |
person.identifier.ciencia-id | 781E-AD36-5487 | |
person.identifier.ciencia-id | BC13-C269-F3EE | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0646-1601 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 686e4467-f32f-4d9f-a1df-24252cb333ba | |
relation.isAuthorOfPublication | 02ce0777-eeee-4862-8f47-4b5e1c9da599 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 02ce0777-eeee-4862-8f47-4b5e1c9da599 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Simoes_Ferreira_2022_Mediacoes_Ensinar_plantas.pdf
- Size:
- 540.69 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: