Repository logo
 
Publication

O gesto e o design: memória e ritmo

dc.contributor.advisorRodrigues, António da Cruz
dc.contributor.advisorCunha, João
dc.contributor.authorSilva, Ricardo Alexandre da Graça Borges da
dc.date.accessioned2017-01-24T11:00:06Z
dc.date.available2017-01-24T11:00:06Z
dc.date.issued2016-12
dc.description.abstractA linearidade e a replicação não precisam de ser sinónimo de ordem e progressão. O processo evolutivo, apesar de parecer caótico, demonstra que a singularidade está predestinada ao desuso: se um produto se afirmar como sendo capaz de se adaptar ao utilizador e ao meio onde se insere, irá sobreviver por mais tempo. Tal decorre do facto de a sociedade atual estar saturada de produtos que são produzidos em massa com uma expectativa de uso bastante reduzida. Esta qualidade efémera não permite ao utilizador ter uma perceção daquilo que o rodeia, criando uma relação ou um gosto pelo objeto. A transposição de valores e características biológicas para os objetos permite ampliar a relação entre ser vivo (Homem) e ser inanimado (o objeto), estabelecendo uma sensação de conforto face a um ambiente mais industrializado e desmaterializado de uma sociedade de consumo. Desta forma, o caracter orgânico conferido aos objetos personifica nestes, valores naturais, permitindo uma recuperação da inaliável ligação entre a natureza e o ser humano.pt_PT
dc.description.abstractThe linearity and replication do not need to be synonymous of order and progression. The evolutionary process, although chaotic look shows that the singularity is predestined to disuse: if a product itself as being able to adapt to the user and the environment in which it operates, will survive longer. This sytems from the fact that the current society is saturated with products that are mass produced with an expectation of very low use. This quality is ephemeral and does not allow the user to have a sense of what surrounds it, creating a relationship or a taste for the object. Transposition of biological values and characteristics for objects allows you to enlarge the relationship between the living being (man) and the inanimate (the object), establishing a sense of comfort in the face of a more industrialized and dematerialized environment of a consumer society. Thus, the organic character conferred to embody these objects, natural values, allowing recovery of inaliável connection between nature and a human being.pt_PT
dc.identifier.tid201557738pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17697
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesign industrialpt_PT
dc.subjectSistematizaçãopt_PT
dc.subjectGestualidadept_PT
dc.subjectEvoluçãopt_PT
dc.subjectMimesept_PT
dc.titleO gesto e o design: memória e ritmopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameMestrado em Design de Produçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ricardo Silva_Tese_Final2.pdf
Size:
187.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: