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Authors
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Abstract(s)
O projeto que se apresenta alia conhecimentos base de Gerontologia Social que visam a deteção e avaliação de necessidades da pessoa idosa, com os conhecimentos de Educação para a Saúde que capacitam o indivíduo para obter um bem-estar geral em todos os aspetos envolventes da saúde, segundo as suas próprias
necessidades. Numa primeira fase, estudaram-se relacionamentos e intimidade de mulheres idosas, nomeadamente o seu papel social e de género em vários contextos. Este diagnóstico teve em conta a recolha e análise de histórias de vida. Foram, para isso, efetuadas entrevistas individuais e em grupo envolvendo mulheres idosas, de uma instituição social em Coimbra. Subsequentemente, após a análise dos dados
recolhidos e com base nestes, foram concebidas, implementadas e avaliadas sessões em grupo, destinadas às participantes, onde foram exploradas temáticas como questões de género, diferenças do papel da mulher antes e na atualidade, violência sexual e de género, saúde e outras. Essas sessões dinâmicas, visaram empoderar as participantes, consciencializando-as do poder que tiveram e têm, enquanto mulheres,
nos espaços que habitam. A terceira fase, foi dedicada ao tratamento e análise global dos dados, elaboração de conclusões e a recomendações para futuras intervenções. Como conclusão e, apesar de algumas limitações ao longo do programa, foi possível constatar a eficácia das sessões desenvolvidas, verificando-se, nas idosas participantes, uma maior satisfação com a vida e vontade de partilhar experiências e
sabedoria.
Description
Keywords
Educação para a Saúde Gerontologia Social Mulher Idosa Sexualidade Empoderamento