Repository logo
 
Publication

Utilização de portefólios digitais na formação inicial de professores, como estratégia de aprendizagem e avaliação: perspetivas das estudantes

dc.contributor.authorRodrigues, Maria Rosário
dc.contributor.authorOliveira Pires, Ana Luisa
dc.contributor.authorPinto, Jorge
dc.date.accessioned2023-11-27T14:44:43Z
dc.date.available2023-11-27T14:44:43Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractNeste artigo apresentamos os resultados de um estudo desenvolvido na formação inicial de professores sobre a utilização de portefólios digitais como estratégia de aprendizagem e avaliação. No estudo, com características de estudo de caso interpretativo, foram entrevistadas estudantes que vivenciaram experiências de utilização de portefólios digitais em diferentes momentos da sua vida acadêmica, onde se pretendeu perceber a relação entre estas experiências, o processo de aprendizagem e a avaliação. Os resultados evidenciam os contributos positivos do portefólio digital para a aprendizagem e a avaliação das estudantes, bem como as principais dificuldades que revelam.pt_PT
dc.description.abstractn this article we present the results of a study developed in initial teacher training on the use of digital portfolios as a learning and assessment strategy. In the study, with characteristics of an interpretative case study, we interviewed students who had experiences of using digital portfolios at different moments of their academic life, in order to understand the relationship between these experiences, the learning process and the assessment. The results show the positive contributions of the digital portfolio to the students' learning and assessment, as well as the main difficulties they revealedpt_PT
dc.description.abstractEn este artículo presentamos los resultados de un estudio desarrollado en la formación inicial del profesorado sobre el uso de portafolios digitales como estrategia de aprendizaje y evaluación. En el estudio, con características de estudio de caso interpretativo, entrevistamos a estudiantes que tuvieron experiencias de uso de portafolios digitales en diferentes momentos de su vida académica, con el fin de comprender la relación entre estas experiencias, el proceso de aprendizaje y la evaluación. Los resultados muestran las contribuciones positivas del portafolio digital al aprendizaje y a la evaluación de los estudiantes, así como las principales dificultades que revelaron.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, M.R., Pires, A. L. & Pinto, J.(2022). Utilização de portefólios digitais na formação inicial de professores, como estratégia de aprendizagem e avaliação: Perspetivas das estudantes. Revemop, v. 4, 01-16pt_PT
dc.identifier.issn2596-0245
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48095
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPortefólios digitaispt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectDigital portfoliospt_PT
dc.subjectInitial teacher trainingpt_PT
dc.subjectAssessmentpt_PT
dc.subjectPortafolios digitalespt_PT
dc.subjectFormación inicial del profesoradopt_PT
dc.subjectEvaluaciónpt_PT
dc.titleUtilização de portefólios digitais na formação inicial de professores, como estratégia de aprendizagem e avaliação: perspetivas das estudantespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameda Silva Rodrigues
person.familyNameOliveira Pires
person.familyNamePinto
person.givenNameMaria do Rosário
person.givenNameAna Luisa
person.givenNameJorge
person.identifier.ciencia-idF914-D07D-3523
person.identifier.ciencia-id1B14-AC6E-5257
person.identifier.ciencia-id7218-24BB-3DBB
person.identifier.orcid0000-0002-9935-6917
person.identifier.orcid0000-0002-2819-8114
person.identifier.scopus-author-id57199723244
person.identifier.scopus-author-id37063603600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4
relation.isAuthorOfPublication738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae
relation.isAuthorOfPublication84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
REVEMOP 5277-Texto do artigo-14024-1-10-20220412.pdf
Size:
377.07 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: