Publication
A relação escola-família em creche e jardim de infância em tempo de pandemia
dc.contributor.advisor | Matos, Maria Manuela | |
dc.contributor.author | Dutra, Josaine Náira Leandro | |
dc.date.accessioned | 2023-01-13T15:01:01Z | |
dc.date.available | 2023-01-13T15:01:01Z | |
dc.date.issued | 2022-12 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Projeto de Investigação do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tem como tema “A relação escola - famílias em creche e jardim de infância, em tempo de Pandemia”. Tendo por base as experiências vivenciadas nas Unidades Curriculares de Estágio, em contexto de creche e jardim de infância, pretende-se compreender como é promovida a relação com as famílias, nomeadamente que estratégias são utilizadas para promover esta relação em contexto de Pandemia. A abordagem metodológica utilizada foi uma metodologia de investigação qualitativa, orientada pelos princípios da investigação-ação. Para esta investigação, recorri a diferentes procedimentos de recolha de informação, nomeadamente observação, notas de campo, registo fotográfico, análise documental, inquérito por questionário (aplicada às educadoras). Ao longo dos estágios foram realizadas algumas intervenções, de forma a promover a comunicação e participação das famílias em sala. Foram realizadas algumas atividades que possibilitavam às famílias participarem mesmo em contexto de Pandemia. Através deste estudo foi possível compreender a importância da relação escola e família, foi ainda possível identificar estratégias para que esta relação fosse conseguida. Em contexto de Pandemia pude observar as novas estratégias, e implementação de novas ferramentas tecnológicas para que fosse possível estabelecer e manter esta tão importante relação. Ainda foi possível refletir e compreender o papel da escola, família e educador(a) e como a relação destes contextos é importante para as crianças. E concluindo que todos beneficiam desta relação. | pt_PT |
dc.description.abstract | The theme of this report of the Research Project of the Master's Degree in Preschool Education is - Strategies to promote the relationship with families in daycare and kindergarten in time of Pandemic. Based on the experiences lived during internships, in kindergarten and nursery school, we intend to understand how the relationship with families is promoted, and the strategies used to promote this relationship in the context of Pandemic. The methodological approach used was a qualitative research methodology, guided by the action- research principle. For this research, I used different information gathering procedures, observation, field notes, photographic record, document analysis, questionnaire survey (applied to the educators). Throughout the internships some interventions were made in order to promote communication and participation of families in the classroom. Some activities were carried out that allowed families to participate even in a pandemic context. Through this study it was possible to understand the importance of the school-family relationship, and it was also possible to identify strategies to achieve this relationship. In the context of Pandemic, I could observe the new strategies, and implementation of new technological tools so that it was possible to establish and maintain this important relationship. It was still possible to reflect and understand the role of school, family and educator and how important the relationship of these contexts is for the children. And concluding that everyone benefits from this relationship. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203155238 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/43194 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Jardim de Infância | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento | pt_PT |
dc.subject | Pandemia | pt_PT |
dc.subject | Participação | pt_PT |
dc.subject | Childcare | pt_PT |
dc.subject | Kindergarten | pt_PT |
dc.subject | Involvement | pt_PT |
dc.subject | Pandemic | pt_PT |
dc.subject | Participation | pt_PT |
dc.title | A relação escola-família em creche e jardim de infância em tempo de pandemia | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |