Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

E-learning em saúde

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
260-1052-1-PB.pdf385.49 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O mobile learning continua a ser uma área emergente na educação a distância e-learning, em que se tira partido, por exemplo, do poder ubíquo dos dispositivos móveis. Assim, importa perceber de que modo pode ser integrado no processo de ensino e aprendizagem. Em particular, e com este estudo, pretendeu-se perceber de que modo o m-learning e a utilização de dispositivos móveis potencia a educação em saúde, nomeadamente em aulas de hematologia laboratorial. Metodologicamente optou-se pelo estudo de caso, tendo-se implementado inquéritos por questionário e realizado observação participante. Os dados recolhidos foram analisados com recurso à análise estatística e à análise de conteúdo. Dos resultados obtidos é possível concluir que, com a utilização dos dispositivos móveis, a abordagem e resolução de problemas foi facilitada em hematologia. Mais especificamente, a utilização de apps, como o CellAtlas e o Moxtra, permitiu superar dificuldades na execução de técnicas laboratoriais. Além destes aspetos, foram evidenciados outros, entre os quais uma maior estabilidade emocional em provas de avaliação e a subsequente melhoria nas respetivas classificações. Em síntese, considera-se que a introdução de atividades e estratégias mobile learning na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa é uma realidade que se prevê irreversível, até por já não estar circunscrita à unidade curricular do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais que despoletou esta abordagem pedagógica inovadora.

Description

Keywords

E-learning Mobile learning Dispositivos móveis em Saúde

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde

CC License