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Authors
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Abstract(s)
Numa altura em que surgem múltiplas queixas por parte dos professores do ensino
superior, urge a necessidade de percecionar se os níveis de engagement (ou seja, o nível
de comprometimento) está a ser afetado. Nesta linha de pensamento, englobasse ainda o
construto do contrato psicológico de forma a analisar se, também este está a sofrer algum
impacto, visto que estes já se encontram desagradados com os contratos formais e as suas
condições laborais.
Ambos os construtos em análise estão associados ao relacionamento entre os
colaboradores e as suas organizações, neste caso instituições de ensino superior. Além
disso, alguns autores apontam o contrato psicológico como um antecedente do
engagement dos colaboradores
O estudo validou que as dimensões do desenvolvimento, do cumprimento do contrato
psicológico e da estabilidade são as que mais contribuem para explicar os níveis de
engagement. O engagement, na nossa amostra, apresenta, maioritariamente valores
médios. A primeira hipótese definida permitiu validar diferenças entre os níveis de
engagement e as variáveis sociodemográficas: sexo e idade dos professores do ensino
superior. A segunda hipótese demonstrou evidências estatísticas que nos permitiram
validar diferenças entre os níveis de engagement com o regime dos professores (parcial
ou integral) e com o tempo de docência. Por último, validou-se a existência de uma
relação positiva e significativa entre os níveis de engagement e as seguintes dimensões
do contrato psicológico: limitações, estabilidade, suporte ao desempenho,
desenvolvimento e o cumprimento do contrato psicológico.
Description
Keywords
engagement professores do ensino superior contrato psicológico