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Os eSports em Portugal : plano de comunicação integrada de marketing para a eLiga Portugal
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Sá, Daniel | |
dc.contributor.author | Bento, Diogo Alexandre Pereira | |
dc.date.accessioned | 2021-07-23T14:59:12Z | |
dc.date.available | 2021-07-23T14:59:12Z | |
dc.date.issued | 2021-06-30 | |
dc.description.abstract | O mundo atual está cada vez mais globalizado e interativo. Os rápidos avanços nas tecnologias de informação e comunicação provocaram mudanças disruptivas no comportamento do consumidor e alteraram definitivamente os hábitos de consumo nas gerações mais novas. A par disso, novas janelas de oportunidade surgiram, o que levou ao aparecimento de novas indústrias baseadas em serviços digitais, como é o caso da indústria de eSports, que figura atualmente como um dos setores em maior expansão na área de media e entretenimento. Ciente da importância crescente dos eSports e acompanhando estes movimentos de mercado, a Liga Portugal decidiu apostar nesta área com a criação de uma competição de futebol virtual que junta as Sociedades Desportivas da primeira liga de futebol, para competir através do videojogo FIFA. No sentido de auxiliar a competição no seu crescimento, este projeto profissional tem como objetivo principal desenvolver um plano de comunicação integrada de marketing para competição de eSports da Liga Portugal. A comunicação é um fator fulcral para o sucesso de qualquer organização, e na indústria dos eSports, esta variável ainda se reveste de maior importância. Para o desenvolvimento do projeto foi adotada a abordagem metodológica de estudo de caso descritivo, baseando toda a recolha de dados em fontes secundárias. As ações propostas no plano, foram desenvolvidas estrategicamente para comunicar com os públicos-alvo da competição, nomeadamente público jovem e marcas potenciais parceiras de negócio. O plano foi desenvolvido com vista à sua implementação durante a época competitiva 2021/2022 e espera-se que durante esse período, atinja os objetivos de comunicação delineados, que passam pelo aumento da notoriedade da competição, crescimento da audiência nas transmissões dos jogos e pela criação de novas parcerias de negócio. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202746615 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/37194 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Comunicação integrada de marketing | pt_PT |
dc.subject | eSports | pt_PT |
dc.subject | eLiga Portugal | pt_PT |
dc.title | Os eSports em Portugal : plano de comunicação integrada de marketing para a eLiga Portugal | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Português de Administração de Marketing | |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão de Marketing | pt_PT |
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