Repository logo
 
Publication

Os eSports em Portugal : plano de comunicação integrada de marketing para a eLiga Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSá, Daniel
dc.contributor.authorBento, Diogo Alexandre Pereira
dc.date.accessioned2021-07-23T14:59:12Z
dc.date.available2021-07-23T14:59:12Z
dc.date.issued2021-06-30
dc.description.abstractO mundo atual está cada vez mais globalizado e interativo. Os rápidos avanços nas tecnologias de informação e comunicação provocaram mudanças disruptivas no comportamento do consumidor e alteraram definitivamente os hábitos de consumo nas gerações mais novas. A par disso, novas janelas de oportunidade surgiram, o que levou ao aparecimento de novas indústrias baseadas em serviços digitais, como é o caso da indústria de eSports, que figura atualmente como um dos setores em maior expansão na área de media e entretenimento. Ciente da importância crescente dos eSports e acompanhando estes movimentos de mercado, a Liga Portugal decidiu apostar nesta área com a criação de uma competição de futebol virtual que junta as Sociedades Desportivas da primeira liga de futebol, para competir através do videojogo FIFA. No sentido de auxiliar a competição no seu crescimento, este projeto profissional tem como objetivo principal desenvolver um plano de comunicação integrada de marketing para competição de eSports da Liga Portugal. A comunicação é um fator fulcral para o sucesso de qualquer organização, e na indústria dos eSports, esta variável ainda se reveste de maior importância. Para o desenvolvimento do projeto foi adotada a abordagem metodológica de estudo de caso descritivo, baseando toda a recolha de dados em fontes secundárias. As ações propostas no plano, foram desenvolvidas estrategicamente para comunicar com os públicos-alvo da competição, nomeadamente público jovem e marcas potenciais parceiras de negócio. O plano foi desenvolvido com vista à sua implementação durante a época competitiva 2021/2022 e espera-se que durante esse período, atinja os objetivos de comunicação delineados, que passam pelo aumento da notoriedade da competição, crescimento da audiência nas transmissões dos jogos e pela criação de novas parcerias de negócio.pt_PT
dc.identifier.tid202746615pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/37194
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicação integrada de marketingpt_PT
dc.subjecteSportspt_PT
dc.subjecteLiga Portugalpt_PT
dc.titleOs eSports em Portugal : plano de comunicação integrada de marketing para a eLiga Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
diogo_bento.pdf
Size:
1.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format