Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um serious game como ferramenta auxiliar ao ensino da química

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
dc.contributor.advisorMourato, Fausto
dc.contributor.authorSoares, Higor Oliveira
dc.date.accessioned2018-12-10T15:06:47Z
dc.date.available2018-12-10T15:06:47Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018-12
dc.descriptionDissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre en Engenharia de Software
dc.description.abstractO desinteresse e a falta de atenção dos estudantes é muito comum no processo de aprendizagem. A Química é uma ciência que demanda atenção e abstração para entender muitos dos seus conceitos envolvendo entidades microscópicas, aspecto suscetível a intensificar o desinteresse como também desincentivar o aprendizado. Os jogos, todavia, se aplicados a um contexto de ensino, tornam-se uma maneira eficaz de incentivar o aprendizado. Na tentativa de motivar e tornar o aprendizado divertido, a plataforma do "Mundo da Química" foi desenvolvida para ser utilizada como uma ferramenta de teste de conhecimento em Química. O desenvolvimento da plataforma constou de um Game Design focado no contexto de ensino e baseado no MDA Framework e na técnica de Brainstorming para o amadurecimento da sua estrutura. Para a análise do impacto motivacional e lúdico proporcionado pela plataforma, foi realizada uma aplicação com a participação de 50 voluntários, na qual relataram a sua experiência utilizando o jogo. Comprovando ser uma boa ferramenta para diversificação e auxílio da Química, a plataforma demonstrou motivar e divertir a maioria dos participantes, independentemente da sua experiência em jogos, perfil de jogador e conhecimento em Química.pt_PT
dc.description.abstractThe students lack of interest and focus is very common in the learning process. Chemistry is a science which demands attention and abstraction to understand concepts envolving microscopic entities, aspects which may intensifies the disinterest and discourage learning. However the games, if applied in a teaching context, become an efficient way to encourage the learning. In order to encourage and make learning fun was developed the "World of Chemistry", a platform to be used as a knowledge test of Chemistry. The development of the platform was consisted on a Game Design focused on the teaching context and based on MDA Framework and Brainstorming technic to mature its structure. To analyze the motivational and playful impact provided by the platform, was realized the application with 50 volunteers, which had reported their experience playing the game. Proving be a good tool to diversificate and help the teaching, the platform demonstrated encourage and amuse the majority of the participants, regardless of their experience in games, player profile and knowledge in Chemistry.en
dc.identifier.tid203250621
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/25229
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbal. Escola superior de Tecnologia de Setúbal
dc.subjectSerious gamespt_PT
dc.subjectEnsino lúdicopt_PT
dc.subjectJogos educativospt_PT
dc.subjectTeste de conhecimento lúdicopt_PT
dc.subjectPlayfull teachingpt_PT
dc.subjectEducational gamespt_PT
dc.subjectPlayfull knowledge testpt_PT
dc.titleDesenvolvimento, aplicação e avaliação de um serious game como ferramenta auxiliar ao ensino da químicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbalpt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia de Softwarept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Higor.pdf
Size:
19.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: