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Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um serious game como ferramenta auxiliar ao ensino da química
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Mourato, Fausto | |
dc.contributor.author | Soares, Higor Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2018-12-10T15:06:47Z | |
dc.date.available | 2018-12-10T15:06:47Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.date.submitted | 2018-12 | |
dc.description | Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre en Engenharia de Software | |
dc.description.abstract | O desinteresse e a falta de atenção dos estudantes é muito comum no processo de aprendizagem. A Química é uma ciência que demanda atenção e abstração para entender muitos dos seus conceitos envolvendo entidades microscópicas, aspecto suscetível a intensificar o desinteresse como também desincentivar o aprendizado. Os jogos, todavia, se aplicados a um contexto de ensino, tornam-se uma maneira eficaz de incentivar o aprendizado. Na tentativa de motivar e tornar o aprendizado divertido, a plataforma do "Mundo da Química" foi desenvolvida para ser utilizada como uma ferramenta de teste de conhecimento em Química. O desenvolvimento da plataforma constou de um Game Design focado no contexto de ensino e baseado no MDA Framework e na técnica de Brainstorming para o amadurecimento da sua estrutura. Para a análise do impacto motivacional e lúdico proporcionado pela plataforma, foi realizada uma aplicação com a participação de 50 voluntários, na qual relataram a sua experiência utilizando o jogo. Comprovando ser uma boa ferramenta para diversificação e auxílio da Química, a plataforma demonstrou motivar e divertir a maioria dos participantes, independentemente da sua experiência em jogos, perfil de jogador e conhecimento em Química. | pt_PT |
dc.description.abstract | The students lack of interest and focus is very common in the learning process. Chemistry is a science which demands attention and abstraction to understand concepts envolving microscopic entities, aspects which may intensifies the disinterest and discourage learning. However the games, if applied in a teaching context, become an efficient way to encourage the learning. In order to encourage and make learning fun was developed the "World of Chemistry", a platform to be used as a knowledge test of Chemistry. The development of the platform was consisted on a Game Design focused on the teaching context and based on MDA Framework and Brainstorming technic to mature its structure. To analyze the motivational and playful impact provided by the platform, was realized the application with 50 volunteers, which had reported their experience playing the game. Proving be a good tool to diversificate and help the teaching, the platform demonstrated encourage and amuse the majority of the participants, regardless of their experience in games, player profile and knowledge in Chemistry. | en |
dc.identifier.tid | 203250621 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/25229 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Setúbal. Escola superior de Tecnologia de Setúbal | |
dc.subject | Serious games | pt_PT |
dc.subject | Ensino lúdico | pt_PT |
dc.subject | Jogos educativos | pt_PT |
dc.subject | Teste de conhecimento lúdico | pt_PT |
dc.subject | Playfull teaching | pt_PT |
dc.subject | Educational games | pt_PT |
dc.subject | Playfull knowledge test | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um serious game como ferramenta auxiliar ao ensino da química | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia de Software | pt_PT |