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Sensory Processing Measure (SPM) - Forma sala de aula: fiabilidade, validade discriminativa e validade de construto
datacite.subject.fos | Integração Sensorial | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Isabel | |
dc.contributor.author | Martins, Ana Rita | |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T16:01:20Z | |
dc.date.available | 2023-12-06T16:01:20Z | |
dc.date.issued | 2023-07-18 | |
dc.description.abstract | O presente estudo de investigação teve como objetivo estudar as propriedades psicométricas da Sensory Processing Measure (SPM) – Forma Sala de Aula, contribuindo para a validação para a população portuguesa. Este instrumento de avaliação permite avaliar o processamento sensorial, a práxis e a participação social, em contexto de sala de aula, de crianças com idades compreendidas entre os cinco e os doze anos. Este estudo pretendeu dar continuidade aos estudos iniciados por Moreira (2019) e Marques (2020), contribuindo não só para o aumento da amostra, como também para colmatar as limitações sentidas nos mesmos. Recolheu-se uma amostra de 71 participantes para reforçar as amostras dos estudos anteriores (194 participantes de Moreira, 2019; e 332 participantes de Marques, 2020), findando assim o presente estudo com uma amostra total de 597 participantes, de várias regiões de Portugal Continental e Ilhas (Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viseu e arquipélago dos Açores). Os 597 participantes foram divididos em dois grupos: 1) 531 participantes constituíram o grupo com desenvolvimento típico, de forma a estudar a fiabilidade (consistência interna) e a validade de construto do instrumento; 2) 66 participantes formaram o grupo com desenvolvimento atípico, nomeadamente, com Perturbação do Espetro do Autismo, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Trissomia 21, Atraso Global do Desenvolvimento, Paralisia Cerebral, Défice Cognitivo, Hidrocefalia, Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, outras alterações genéticas e com dificuldades de aprendizagem, a fim de estudar a validade discriminativa. Obteve-se um Alpha de Cronbach de 0,96, constatando-se que a SPM – Forma Sala de Aula apresenta uma consistência interna muito elevada. Quanto à validade discriminativa, confirmou-se que o instrumento, discrimina grupos com desenvolvimento atípico de grupos com desenvolvimento típico, com resultados bastante distintos, nas suas diversas dimensões. Constatou-se ainda que a SPM – Forma Sala de Aula revela boa validade de construto, confirmando-se que a sua estrutura fatorial ajusta-se à população portuguesa. Este estudo foi um importante contributo para a validação portuguesa da SPM – Forma Sala de Aula, contribuindo para a prática baseada na evidência dos terapeutas ocupacionais portugueses, bem como para futuros estudos de investigação na área da Integração Sensorial. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203412800 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/48423 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Sensory processing measure | pt_PT |
dc.subject | Sala de aula | pt_PT |
dc.subject | Propriedades psicométricas | pt_PT |
dc.subject | Validação de testes | pt_PT |
dc.title | Sensory Processing Measure (SPM) - Forma sala de aula: fiabilidade, validade discriminativa e validade de construto | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Saúde do Alcoitão | |
thesis.degree.name | Mestrado em Terapia Ocupacional | pt_PT |