Repository logo
 
Publication

O desenvolvimento social e emocional: percecionar a criança por inteiro: relatório final

dc.contributor.advisorVale, Vera Maria Silvério do, 1961-
dc.contributor.advisorLoff, Philippe Bernard, 1955-
dc.contributor.authorCarvalho, Cátia Marisa Marques
dc.date.accessioned2017-01-06T10:49:47Z
dc.date.available2017-01-06T10:49:47Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstracthá muitos aspetos no desenvolvimento de uma criança que são de algum modo previsíveis. A criança é um ser ativo que deve crescer saudavelmente, quer ao nível físico como intelectual e cognitivo. Espera-se assim que o desenvolvimento social e emocional ocorra paralelamente a estes. A satisfação das necessidades afetivas e psicológicas condicionam o desenvolvimento social e emocional da criança. Entende-se que este seja um desenvolvimento transversal, com a possibilidade de se aprimorar ao longo da vida, procurando cumprir as exigências do quotidiano. O presente documento diz respeito às práticas pedagógicas realizadas ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas práticas são de carácter reflexivo e o espelhar da construção profissional docente. Nele é apresentado o itinerário formativo e as experiênciaschave, consideradas, fundamentais nesta fase de formação, nomeadamente as ferramentas mindset e mindfulness, aplicadas na promoção de ambiente educativos positivos, bem como aquelas que foram utilizadas para a promoção do desenvolvimento da inteligência emocional. Estas experiências incentivaram uma reflexão contínua sobre o desenvolvimento social e emocional em diversas situações observadas e vivenciadas. É abordado, igualmente, o comportamento social das crianças no exterior, nomeadamente no recreio, através de um exercício investigativo. O recreio é aqui percecionado enquanto local potenciador do jogo simbólico e, consequentemente, de partilha de significados e relações pessoais que se desenvolvem através das interações sociais. Foi também através de um exercício investigativo que procurámos dar voz às crianças, através da compreensão das suas perspetivas em relação aos espaços do jardim de infância.pt_PT
dc.identifier.tid201432897pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17315
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRecreiopt_PT
dc.subjectInterações sociaispt_PT
dc.subjectJogo simbólicopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento emocionalpt_PT
dc.subjectMindsetpt_PT
dc.subjectMindfulnesspt_PT
dc.titleO desenvolvimento social e emocional: percecionar a criança por inteiro: relatório finalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CATIA_CARVALHO.pdf
Size:
6.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: