Publication
A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodriguez, Ana Carolina | |
dc.contributor.author | Machado, Luís | |
dc.date.accessioned | 2024-01-11T17:57:47Z | |
dc.date.available | 2024-01-11T17:57:47Z | |
dc.date.issued | 2023-12-13 | |
dc.description.abstract | O documento que se segue, denominado de Relatório de Estágio, inserido no Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT) de Almada tem como principal objetivo descrever e refletir todo o trabalho desenvolvido no momento da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo de 2022/2023. A PES foi realizada na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Manuel I em Beja, em duas turmas diferentes referentes ao ensino básico e secundário. O modelo do documento e sua estrutura é disponibilizado pelo ISEIT, e está dividido em quatro áreas: Área I- Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na primeira área é feita uma análise da importância do trabalho de supervisão, de como deve ser o comportamento do professor em aula, com os colegas, alunos ou funcionários, é feita uma breve caraterização da instituição e turmas. Na segunda área falamos do que se escreve na literatura sobre o planeamento, avaliação e ensino, e enquadramos no contexto da PES e da instituição de estágio. Na terceira área é feito um enquadramento direcionado para todo o desenvolvimento do estagiário com a comunidade escolar no desenrolar de todo este período de estágio, desde a forma como lidar com toda a comunidade escolar até às atividades participadas. Na quarta e última área realizamos um estudo de comparação de resultados da aptidão física dos alunos, entre dois grupos distintos, um que pratica Padel e outro que não pratica. Por fim, é feita uma conclusão do culminar destes dois anos de trabalho resultante em toda a informação demonstrada neste documento e conhecimento adquiridos com todas as experiências. Com um sentimento de missão cumprida, muita aprendizagem adquirida e vontade de aprender mais, muita força e vontade de contribuir para a educação, ensino e futuro do nosso país. E sem dúvida, com mais um sonho concretizado. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203461444 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/48877 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Planeamento | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Aptidão física | pt_PT |
dc.subject | Padel | pt_PT |
dc.title | A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |