Repository logo
 
Publication

A influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRodriguez, Ana Carolina
dc.contributor.authorMachado, Luís
dc.date.accessioned2024-01-11T17:57:47Z
dc.date.available2024-01-11T17:57:47Z
dc.date.issued2023-12-13
dc.description.abstractO documento que se segue, denominado de Relatório de Estágio, inserido no Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT) de Almada tem como principal objetivo descrever e refletir todo o trabalho desenvolvido no momento da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo de 2022/2023. A PES foi realizada na Escola Secundária c/3º ciclo Dom Manuel I em Beja, em duas turmas diferentes referentes ao ensino básico e secundário. O modelo do documento e sua estrutura é disponibilizado pelo ISEIT, e está dividido em quatro áreas: Área I- Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na primeira área é feita uma análise da importância do trabalho de supervisão, de como deve ser o comportamento do professor em aula, com os colegas, alunos ou funcionários, é feita uma breve caraterização da instituição e turmas. Na segunda área falamos do que se escreve na literatura sobre o planeamento, avaliação e ensino, e enquadramos no contexto da PES e da instituição de estágio. Na terceira área é feito um enquadramento direcionado para todo o desenvolvimento do estagiário com a comunidade escolar no desenrolar de todo este período de estágio, desde a forma como lidar com toda a comunidade escolar até às atividades participadas. Na quarta e última área realizamos um estudo de comparação de resultados da aptidão física dos alunos, entre dois grupos distintos, um que pratica Padel e outro que não pratica. Por fim, é feita uma conclusão do culminar destes dois anos de trabalho resultante em toda a informação demonstrada neste documento e conhecimento adquiridos com todas as experiências. Com um sentimento de missão cumprida, muita aprendizagem adquirida e vontade de aprender mais, muita força e vontade de contribuir para a educação, ensino e futuro do nosso país. E sem dúvida, com mais um sonho concretizado.pt_PT
dc.identifier.tid203461444pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48877
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectPlaneamentopt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectAptidão físicapt_PT
dc.subjectPadelpt_PT
dc.titleA influência da participação no desporto escolar padel no desempenho das aptidões resistência e agilidadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Luís Machado.pdf
Size:
2.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: