Repository logo
 
Publication

Autismo na Escola: Olhar da Prática Docente

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCortez, Mariana
dc.contributor.authorGomes, Sinara Cristina Vilas Boas
dc.date.accessioned2021-09-13T09:45:05Z
dc.date.available2021-09-13T09:45:05Z
dc.date.issued2021-07-22
dc.description.abstractA escola representa um espaço favorável para o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais de todos os estudantes, incluindo nesse contexto os aprendentes com transtorno do espectro autista. O objetivo do presente estudo foi investigar o olhar da prática docente em relação à inclusão dos estudantes TEA, contemplando o Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa aconteceu em duas escolas do município de Jacobina-Ba sendo uma da rede municipal e outra da rede privada. Foi feito um estudo de campo, com entrevista que segue um esquema semiestruturado. Participaram da pesquisa, 24 docentes que atuam em sala de aula comum. Os elementos colhidos com o questionário demonstram um retrato prevalecente na docência de mulheres, entre 24 participantes, apenas dois são homens. A maioria cursou graduação de Pedagogia e atua há mais de 5 anos na educação. Com base nas respostas foi possível compreender que os primeiros sentimentos dos professores, após receber um estudante TEA em sua classe são de insegurança e preocupação. Contudo, conhecer o aluno (a) foi também apontado como fator positivo para propor práticas pedagógicas exequíveis. Na unidade escolar que conta com a sala de recurso multifuncional e oferta do Atendimento Educacional Especializado, o corpo docente explicou o serviço da Educação Especial como fundamental no processo inclusivo do estudante TEA. No que diz respeito ao olhar das práticas docentes na inclusão, foi possível perceber que os docentes consideram a formação em serviço uma ferramenta imprescindível para um fazer pedagógico mais seguro e equitativo. Com relação as propostas em sala de aula, foi verificado que os docentes compreendem a necessidade de um currículo flexível de acordo à singularidade de cada aprendente.pt_PT
dc.identifier.tid202763676pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/37450
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectnecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectautismopt_PT
dc.titleAutismo na Escola: Olhar da Prática Docentept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Educação João de Deus

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SINARA GOMES_DISSERTAÇÃO FINAL.pdf
Size:
1.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format