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O assédio moral de mulheres tem-se tornado um problema social complexo nas instituições de ensino superior por todo o mundo. Por apresentar efeitos negativos na saúde física e mental, no rendimento académico e, influenciar o abandono precoce dos estudos, e já considerado uma preocupação em matéria de saúde pública. No presente estudo, não experimental, de carácter quantitativo, investigámos o efeito das estratégias de coping (moderador e/ou mediador) na relação entre o assédio moral e as intenções de abandono académico.
Participaram no estudo 156 estudantes mulheres, inscritas no ensino superior português no ano letivo 2022/2023, com idades compreendidas entre os 18 e os 56 anos. Como instrumentos de medida foram utilizados o Questionário de Assédio Moral, o Questionário de Estratégias de Coping e a Escala de Intenções de Abandono.
Os principais resultados evidenciam que existem correlações estatisticamente significativas entre Assédio Moral e Intenções de Abandono académico, e que existe um efeito de mediação entre as variáveis, sugerindo que uma parcela dos efeitos do Assédio Moral sobre as Intenções de Abandono ocorre por meio das Estratégias de Coping Focado nas Emoções. Discutem-se as implicações para as instituições académicas, no sentido de ser necessário que as mesmas reconheçam o assédio moral como uma problemática real, e com isso elaborem ações, no sentido de mitigar o fenómeno e evitar o abandono académico.
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Assédio Moral Intenções de Abandono Coping Ensino Superior Mulheres