Publication
Refletir para compreender a aprendizagem: relatório final
dc.contributor.advisor | Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- | |
dc.contributor.author | Brioso, Ana Raquel Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2016-03-24T16:04:01Z | |
dc.date.available | 2016-03-24T16:04:01Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | No âmbito da unidade curricular de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos, do curso do Mestrado de Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, este relatório foi elaborado e tem como grande objetivo refletir o percurso da minha formação, adotando uma atitude crítica e reflexiva contínua sobre a minha aprendizagem a partir da minha própria prática de ensino. Este trabalho retrata um percurso de aprendizagens por dois ciclos diferentes, tendo como tema transversal o desenvolvimento da reflexão sobre a ação, processo deliberado de rever ações e acontecimentos problemáticos, analisá-los e tomar decisões. Na parte inicial, na componente de investigação, apresento um estudo que pretende compreender como os alunos do 5.º ano do Ensino Básico lidam com a comparação e ordenação das frações usando a reta numérica como modelo de representação do sistema de números racionais e refletir sobre o ensino e aprendizagem naquele tópico. Os resultados revelam conceções erróneas dos alunos sobre frações e o uso da reta numérica semelhantes aos identificados na literatura e que os aspetos relacionados com o conhecimento matemático da estagiária para o ensino, o Conteúdo Especializado e o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino, precisam de ser desenvolvidos e fortalecidos. Na segunda parte do relatório, retrata-se o período de estágio em 1.º Ciclo, a organização das atividades, o contexto de estágio, a caracterização da turma, a metodologia utilizada e o tipo de atividades desenvolvidas. É também realizada, no fim, a reflexão sobre a forma como esta experiência contribuiu para a minha formação. Na terceira parte, descreve-se o período de estágio em 2.º Ciclo, dividido em quatro áreas do saber: Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português. Em cada área é apresentada a fundamentação da prática pedagógica e a respetiva reflexão sobre a prática. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201333295 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12709 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 2º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Práticas Educativas | pt_PT |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.title | Refletir para compreender a aprendizagem: relatório final | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico |