Repository logo
 
Publication

Perfil do consumidor Nerd: um exemplo de subcultura urbana

dc.contributor.advisorClímaco, Maria Isabel Namorado
dc.contributor.advisorLarguinho, Maria Manuela Coelho
dc.contributor.authorManso, Cátia Daniela Pinheiro
dc.date.accessioned2021-01-15T11:58:56Z
dc.date.available2021-01-15T11:58:56Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste estudo parte do contributo interdisciplinar de diversas referências literárias, de áreas como a comunicação, a sociologia, a psicologia e até a filosofia, de maneira a o compreender a subcultura Nerd e os seus comportamentos perante o consumo. Contextualiza-se esta subcultura na evolução cultural da sociedade moderna, responsável por enraizar a Cultura Pop um pouco por todo o mundo. O Nerd e a sua relação emocional com os bens do universo da Cultura Pop é o âmbito deste estudo, com intenção de “traçar” o seu perfil enquanto consumidor e enquadrando os seus comportamentos e interesses nas componentes racionais e hedónicas do processo de tomada de decisão de compra. Procurou-se também, com o mesmo enquadramento, classificar segundo um grau de importância alguns fatores de decisão de compra que a possam influenciar. Para corresponder a estes objetivos, efetuou-se a análise empírica em que se tenta compreender o perfil do consumidor Nerd, Fã de Cultura Pop, com recurso a um questionário como instrumento de pesquisa. Caracterizou-se este consumidor, e recorrendo à análise fatorial exploratória com extração pelo método dos componentes principais, segmentou-se a amostra de Nerds, Fãs de Cultura Pop, pelo seu interesse nos produtos/atividades relacionadas com esta subcultura. Recorrendo também a esta técnica, agruparam-se os itens mais relevantes, quer da variável fatores de decisão de compra, quer da variável comportamento, numa tentativa de explicar quais os mais importantes para motivar ou influenciar o processo da tomada de decisão de compra. Da conclusão deste estudo retiraram-se contributos que poderão ser importantes para estudos futuros do comportamento do consumidor Nerd e para os profissionais do marketing que criam, comunicam e influenciam produtos ou atividades neste mercado de nicho.pt_PT
dc.identifier.tid202579166pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/34720
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSubcultura Nerdpt_PT
dc.subjectCultura Poppt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectFatores de decisão de comprapt_PT
dc.subjectAnálise fatorial exploratóriapt_PT
dc.titlePerfil do consumidor Nerd: um exemplo de subcultura urbanapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cátia_Manso.pdf
Size:
1.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format