Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Perfil do consumidor Nerd: um exemplo de subcultura urbana

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Cátia_Manso.pdf1.54 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo parte do contributo interdisciplinar de diversas referências literárias, de áreas como a comunicação, a sociologia, a psicologia e até a filosofia, de maneira a o compreender a subcultura Nerd e os seus comportamentos perante o consumo. Contextualiza-se esta subcultura na evolução cultural da sociedade moderna, responsável por enraizar a Cultura Pop um pouco por todo o mundo. O Nerd e a sua relação emocional com os bens do universo da Cultura Pop é o âmbito deste estudo, com intenção de “traçar” o seu perfil enquanto consumidor e enquadrando os seus comportamentos e interesses nas componentes racionais e hedónicas do processo de tomada de decisão de compra. Procurou-se também, com o mesmo enquadramento, classificar segundo um grau de importância alguns fatores de decisão de compra que a possam influenciar. Para corresponder a estes objetivos, efetuou-se a análise empírica em que se tenta compreender o perfil do consumidor Nerd, Fã de Cultura Pop, com recurso a um questionário como instrumento de pesquisa. Caracterizou-se este consumidor, e recorrendo à análise fatorial exploratória com extração pelo método dos componentes principais, segmentou-se a amostra de Nerds, Fãs de Cultura Pop, pelo seu interesse nos produtos/atividades relacionadas com esta subcultura. Recorrendo também a esta técnica, agruparam-se os itens mais relevantes, quer da variável fatores de decisão de compra, quer da variável comportamento, numa tentativa de explicar quais os mais importantes para motivar ou influenciar o processo da tomada de decisão de compra. Da conclusão deste estudo retiraram-se contributos que poderão ser importantes para estudos futuros do comportamento do consumidor Nerd e para os profissionais do marketing que criam, comunicam e influenciam produtos ou atividades neste mercado de nicho.

Description

Keywords

Subcultura Nerd Cultura Pop Comportamento do consumidor Fatores de decisão de compra Análise fatorial exploratória

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License