Repository logo
 
Publication

O sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugal

dc.contributor.advisorCerdeira, José Pedro, 1963-
dc.contributor.authorBranco, Tainan Mendes
dc.date.accessioned2024-04-02T13:59:06Z
dc.date.available2024-04-02T13:59:06Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractEsta tese de mestrado explora o sentimento de “Apego ao Lugar” que a comunidade brasileira em Portugal mantém com o Brasil, com foco em três pilares: Apego ao Lugar, Lealdade ao Comércio Local e Satisfação com a Vida. Foi analisado o apego ao lugar como um vínculo emocional entre o indivíduo e um local, influenciado por fatores como pertencimento, identidade do lugar e dependência do lugar. Destaca-se a importância do acesso a produtos brasileiros e espaços culturais para o bem-estar psicológico da comunidade. A pesquisa discute a lealdade ao comércio local como crucial para o desenvolvimento desses negócios e sugere que as empresas podem se beneficiar da forte identidade cultural desse público, através de ações e atividades de envolvimento. A satisfação com a vida é explorada como uma avaliação subjetiva da satisfação do indivíduo com sua vida, sendo que políticas e práticas que facilitam o acesso a produtos brasileiros e espaços culturais podem promover o bem-estar e a satisfação com a vida. A pesquisa utiliza métodos quantitativos para entender esses fenômenos e revela que o sentimento de apego ao lugar é influenciado por fatores como interação social, identidade cultural e experiências pessoais. O estudo conclui com insights sobre o vínculo emocional da comunidade brasileira em Portugal com o Brasil e recomenda estratégias de marketing e comunicação para promover a adaptação e integração desse grupo, contribuindo para uma sensação de pertencimento.pt_PT
dc.identifier.tid203543025pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50467
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectApego ao Lugarpt_PT
dc.subjectLealdade ao Comércio Localpt_PT
dc.subjectSatisfação com a Vidapt_PT
dc.subjectComunidade Brasileirapt_PT
dc.titleO sentimento de apego ao lugar da comunidade brasileira em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TAINAN_BRANCO.pdf
Size:
1.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: