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Mapear o cuidado para regressar a casa: qualidade da intervenção educativa de enfermagem no planeamento da alta da pessoa submetida a transplante de progenitores hematopoiéticos

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Abstract(s)

Contexto e Objetivo: Visando melhorar a qualidade dos cuidados em Transplante de Progenitores Hematopoiéticos (TPH), foram implicadas competências de investigação científica, para promover a prática baseada na evidência, na área problemática da intervenção educativa de enfermagem no planeamento da alta da pessoa submetida a TPH. Metodologia: A primeiro tempo, foi implementada a metodologia investigativa centrada na resolução de problemas mediante projeto de intervenção no fenómeno problemático, cuja futura ampliação depende de actualização científica a segundo tempo, exequível mediante a revisão integrativa dos artigos disponíveis nas bases de dados, publicados entre 2000 e 2011. Foi concebido um protocolo de revisão circunscrevendo uma amostra de 21 artigos científicos, posteriormente sujeitos a análise descritiva. Os resultados foram sintetizados em matrizes, e classificada a evidência, refletindo sobre a confiabilidade deste procedimento. Por último, foram ponderados à luz do Modelo Qualidade - Cuidado © (2003). Resultados e Discussão: Sobressaem dados da estrutura inclusa ao fenómeno. Com relevância, as competências específicas do enfermeiro em TPH implicadas no processo educativo, as condicionantes do individuo e família, e particularidades físicas e organizacionais para a intervenção educativa em TPH. São expostas evidências relativas à relação de cuidados, específicas em enfermagem e colaboração multidisciplinar, salientando-se a variedade de modelos orientadores de práticas educativas, e promotores de resultados intermédios de adesão, aprendizagem, segurança e capacitação. São apresentados os potenciais resultados futuros, relacionados com os processos estudados, com relevância para: Qualidade de Vida e Satisfação. Conclusões e Implicações práticas: A amostra de evidências apresenta fraca a moderada confiabilidade, carecendo de dinamização de estudos com rigor científico. Todavia, verificam-se subsídios para o desenvolvimento do conhecimento respeitante ao fenómeno estudado, englobados na construção do mapa conceptual orientador da ação prática: O Cuidado para Regressar a Casa.
Abstract: Background and Purpose: Aiming to improve the quality of care in Hematopoietic Stem Cell Transplantations (HSTC), scientific research skills were involved to promote evidence-based practice. The nursing educational intervention for HSTC discharge planning sets up the problem area, supported by theory and projectbased learning. Methodological approach: First, the research approach adopted problem solving activities through an intervention project methodology, focusing on the problematic phenomenon; meanwhile, the need for scientific evidence update arose. An integrative review was developed covering available articles in databases published from 2000 to 2011; it was carried out according to a pre-defined protocol. The sample was composed of 21 articles, submitted to descriptive analysis and level of evidence classification. We’ve done a summary and reflect on the process reliability. The results that expose sensitive factors in the phenomenological field of study were discussed and matched to the Quality - Caring Model © (2003). Findings: Prominent structural features included the phenomenon with greater relevance: the specific HSTC skills of nurses involved in the educational process, the individual and family constraints, the specific physical possibilities and organizational educational interventions in HSTC; the relationship care evidence is exposed concerning to nursing discipline specificity and multidisciplinary collaboration, highlighting the variety of models guiding the educational intervention, promoters of intermediate results of compliance, learning, safety and empowerment. Furthermore, there is presented the potential future results, satisfaction and Quality of Life, related to the studied processes. Conclusions and implications for practice: The sample shows weak and moderate consistency of evidence, requiring encouragement of scientific accuracy; however, it supports the development of knowledge concerning to the studied phenomenon, including the construction of the concept map for practical action guiding: Caring to Back Home.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica

Keywords

Planeamento da alta em TPH Intervenção educativa Qualidade cuidados enfermagem Metodologia de projeto Revisão integrativa HSCT discharge planning Patient education Quality care nursing Project methodology Integrative review

Citation

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Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Saúde

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