Repository logo
 
Publication

Uma experiência de reestruturação da abordagem pedagógica da disciplina de História e Cultura das Artes

dc.contributor.advisorFernandes, Rosa
dc.contributor.advisorFerrão, Rita
dc.contributor.authorBarreiros, Gonçalo
dc.date.accessioned2015-11-30T13:03:23Z
dc.date.available2015-11-30T13:03:23Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA formulação que demos ao presente relatório está estreitamente relacionada com um problema diagnosticado no primeiro ano em que lecionámos a disciplina de História e Cultura das Artes na EPI-Escola Profissional de Imagem, no decorrer do período letivo de 2010/2011, que se prendia com uma carência na qualidade de resposta criativa por parte dos alunos. Nesse ano foi desenvolvido um projeto com os alunos do curso de Vídeo, do qual resultou um trabalho que nos revelou o potencial desta abordagem no desenvolvimento de uma capacidade de resposta criativa mais rica. No entanto, foi só no decorrer da nossa formação de orientação de aprendizagens, com início em Setembro de 2011, que esta carência foi finalmente destacada como um problema a sistematizar e ao qual era urgente dar resposta. De acordo com o projeto pedagógico da escola EPI (Escola Profisional de Imagem) um dos pontos fundamentais do mesmo é o estímulo à criatividade. A escola aposta em cumprir este objetivo centrando o currículo na área técnica. A disciplina de História e Cultura das Artes tem um peso no currículo do curso em termos de carga horária de 6% e está integrada na área científica. Porém é-lhe possibilitado desenvolver um currículo baseado no ensino da arte. Perante esta conjuntura fomos levados a colocar a pergunta que pode ser sintetizada nos seguintes termos: Será que a disciplina de História e Cultura das Artes, explorando a vertente artística pode ajudar a colmatar a falha criativa identificada? Para responder à mesma, estruturámos a nossa prática com um design experimental apoiada numa fundamentação teórica que considerámos adequada. É esta experiência que agora apresentamos procurando demonstrar a amplitude e profundidade da resposta que foi dada, a partir do investimento prioritário na prática pedagógica como meio de aprendizagem docente, tendo como eixo central o instrumento que orientou a mesma e que foi construído e operacionalizado da forma que aqui relatamos.pt_PT
dc.identifier.tid201121514
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/10299
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino das Artes Visuaispt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.titleUma experiência de reestruturação da abordagem pedagógica da disciplina de História e Cultura das Artespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
master.final(word97).pdf
Size:
1.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: