Repository logo
 
Publication

Efeitos das aulas de educação física sobre paradesporto nas atitudes dos alunos do ensino secundário em relação à inclusão de colegas com deficiência

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorWillig, Renata
dc.contributor.authorMendes, Tiago
dc.date.accessioned2025-04-23T15:01:51Z
dc.date.available2025-04-23T15:01:51Z
dc.date.issued2025-01-30
dc.description.abstractA prática de ensino supervisionada começou como um livro em branco, que se foi preenchendo, riscando e reescrevendo ao longo do ano. É, sem dúvida, impossível descrever em tão poucas páginas todas as experiências vividas e as reflexões realizadas. Por isso, este documento foca em analisar e refletir pontos essenciais para o processo de ensino-aprendizagem do estagiário. Neste sentido, este relatório analisa todo o processo de estágio pedagógico em Ensino da Educação Física, que ocorreu no Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide durante o ano letivo de 2023/2024. Esta análise é feita com base nas quatro áreas de intervenção que se interligam ao longo do percurso enquanto professor estagiário. A ÁREA I apresenta uma caracterização do Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide, bem como uma descrição detalhada das escolas EB 2/3 Gaspar Correia e da Secundária da Portela. Ainda, essa área apresenta informações sobre as infraestruturas e a caracterização das turmas do 5º ano (2º ciclo), 8º ano (3º ciclo) e 10º ano (secundário)., assim como as condições essenciais para a prática de Educação Física. Seguidamente, na ÁREA II, são expostos todos os procedimentos adotados em relação à organização e gestão do ensino e da aprendizagem, incluindo planeamento, espaços disponíveis, materiais a utilizar, condução de aula e avaliação dos alunos A ÁREA III abordar a relação com a comunidade, destacando a minha colaboração com a diretora de turma da 5ºG em todos os processos burocráticos, como a organização de reuniões e a participação ativa nos conselhos de turma e nas reuniões com os encarregados de educação. Serão também mencionadas as atividades e projetos em que estive envolvido enquanto professor estagiário. Por último, na ÁREA IV, abordaremos as atitudes dos alunos sem deficiência do ensino básico e secundário, numa escola pública, em relação à inclusão, antes e depois de uma aula sobre paradesporto. Em conclusão, destaca-se que o estágio é uma experiência formativa por excelência, devido à sua organização, e que as principais finalidades da educação física devem passar pela promoção da saúde, assim como pelo desenvolvimento, inclusão e vertente desportiva.por
dc.identifier.tid203902963
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57731
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEducação física
dc.subjectInclusão
dc.subjectAtitudes
dc.subjectParadesporto
dc.subjectAluno com deficiência
dc.titleEfeitos das aulas de educação física sobre paradesporto nas atitudes dos alunos do ensino secundário em relação à inclusão de colegas com deficiênciapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tiago Mendes.pdf
Size:
1.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: