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Erro terapêutico em pediatria
| dc.contributor.advisor | Marçal, Maria Teresa | |
| dc.contributor.author | Carreira, Priscila Nogueira | |
| dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:43:55Z | |
| dc.date.available | 2016-11-25T09:43:55Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.description | Mestrado, Enfermagem Saúde Infantil e Pediatria, 2013, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
| dc.description.abstract | A ocorrência de erros de medicação na prestação de cuidados de saúde é inevitável, contudo para aprender com eles é necessário que estejam documentados. Recorrendo a uma abordagem qualitativa, procurou-se analisar a opinião que os enfermeiros prestadores de cuidados têm da sua prática no que se refere aos determinantes do erro terapêutico, estratégias de intervenção utilizadas e práticas de notificação na prestação de cuidados de enfermagem ao doente pediátrico numa Unidade de Cuidados Intensivos de Pediatria, num hospital de Lisboa. O método seguido foi o estudo de caso, através do qual se pretendeu conhecer o fenómeno em estudo, utilizando como técnica o relato de incidentes críticos, procedendo-se à posterior análise de conteúdo dos mesmos. A prevalência dos erros de medicação é influenciada pelo ambiente onde decorre a prestação de cuidados. A capacidade de comunicar de uma forma estruturada e segura com os diferentes elementos da equipa é um fator que contribui para a redução do erro de medicação. Os erros de medicação podem ocorrer em diferentes fases do processo do medicamento, os enfermeiros têm um papel fulcral na sua prevenção. A notificação dos erros de medicação deve ser visto como um instrumento que procura a realização de boas práticas baseadas no melhor conhecimento científico e a excelência do cuidar, com contributos diretos na diminuição dos erros de medicação. Os erros de medicação podem resultar em morbilidade, mortalidade, aumento na monitorização e nos gastos em cuidados assim como retardar a alta hospitalar. Desta forma, poderemos constatar que os erros de medicação acarretam custos humanos, económicos e sociais. Existe sempre espaço para aprender mesmo que essa aprendizagem seja decorrente de um erro. | |
| dc.format | application/pdf | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/15916 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.publisher | [s.n.] | |
| dc.subject | Erros de medicação | |
| dc.subject | Medicamentos | |
| dc.subject | Pediatria | |
| dc.subject | Qualidade dos cuidados de enfermagem | |
| dc.title | Erro terapêutico em pediatria | |
| dc.title | perspectivas e práticas dos enfermeiros | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | |
| rcaap.type | masterThesis |
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