Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Promoção de saúde mental em estudantes do ensino superior : avaliação da eficácia de um programa de intervenção

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A saúde mental de estudantes do ensino superior é uma temática notoriamente relevante, sobretudo para estudantes da área da saúde. O objetivo geral do presente estudo foi elaborar, implementar e avaliar a eficácia de um programa de promoção de saúde mental, com foco no desenvolvimento de competências, em estudantes do ensino superior. A amostra final constituiu-se de 9 estudantes do ensino superior da ESTeSC-IPC, em que todas as participantes foram mulheres, solteiras e sem filhos. A maioria (77,7%) tinha entre 19 e 21 anos, concretizando uma média aproximada de 20 anos de idade (DP = 1,48). O programa de intervenção foi composto por 6 sessões presenciais, com cerca de 60 minutos cada, com aspetos teóricos e práticos para um treino de competências: de gestão de stresse, de regulação emocional, de tolerância à frustração. Os resultados sugeriram que houve diminuição dos níveis de ansiedade (p = 0,07), depressão (p = 0,03) e stresse (p = 0,07), após a intervenção. Houve, ainda, diminuição das dificuldades de regulação emocional para as participantes (p = 0,01), notadamente de dificuldades quanto a estratégias (p = 0,02), impulsos (p = 0,03) e não aceitação (p = 0,05). Para as subescalas de consciência, objectivos e clareza, apesar de os resultados terem demonstrado diminuição dos níveis, não houve significância estatística. As principais limitações do estudo foram o tamanho da amostra e a ausência de um grupo-controle. Sugestões para estudos futuros seriam replicar a intervenção com uma equipa mais alargada e pesquisar mais especificamente o stresse académico em estudantes da área da saúde. Destarte, faz-se ainda necessária mais vasta investigação em contexto académico e intervenções no âmbito da saúde mental com estudantes do ensino superior.
The mental health of higher education students is a notoriously relevant topic, especially for students in the health field. The general objective of the present study was to develop, implement and evaluate the effectiveness of a mental health promotion program, focusing on the development of skills, in higher education students. The final sample consisted of nine higher education students from ESTeSC-IPC, in which all participants were women, single and without children. The majority (77.7%) were between 19 and 21 years old, with an approximate average of 20 years of age (SD = 1.48). The intervention program consisted of 6 face-to-face sessions, lasting around 60 minutes each, with theoretical and practical aspects for skills training: stress management, emotional regulation, frustration tolerance. The results suggested a decrease in levels of anxiety (p = 0.07), depression (p = 0.03), and stress (p = 0.07) after the intervention. There was also a decrease in emotional regulation difficulties for the participants (p = 0.01), notably in difficulties regarding strategies (p = 0.02), impulses (p = 0.03), and non-acceptance (p = 0.05). For the subscales of awareness, goals, and clarity, although the results showed a decrease in levels, there was no statistical significance. The main limitations of the study were the sample size and the absence of a control group. Suggestions for future studies would be to replicate the intervention with a larger team and to specifically research academic stress in students in the health field. Therefore, further research in an academic context and interventions in the field of mental health with higher education students are still necessary.

Description

Keywords

Saúde mental Estudantes Ensino superior Desenvolvimento de competências Mental health Higher education Students Skills development

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue