Repository logo
 
Publication

Educação inclusiva ⎯ história, teoria, prática e desafios de operacionalização de uma equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (EMAEI) no âmbito do ensino à distância (E@D) em tempo de pandemia COVID–19

dc.contributor.advisorBorges, Isabel Cristina Neves, 1970-
dc.contributor.authorRibeiro, Susana Margarida da Fonseca
dc.date.accessioned2023-12-13T13:39:30Z
dc.date.available2023-12-13T13:39:30Z
dc.date.embargo2025-04-08
dc.date.issued2023
dc.description.abstractEducação Inclusiva ⎯ História, Teoria, Prática e Desafios de Operacionalização de uma Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) no Âmbito do Ensino à Distância (E@D) em Tempo de Pandemia COVID–19 Resumo. Esta dissertação centra a sua discussão no assunto da educação inclusiva. Firmada em pressupostos ontológicos subjetivos e em pressupostos epistemológicos qualitativos/interpretativos, o estudo começa por dedicar atenção à história, à teoria, à legislação e ao enquadramento global da educação inclusiva, após o que se segue a narração e a explicação de um estudo de caso descritivo. Este estudo de caso realizou-se numa instituição escolar portuguesa com contrato de associação com o Estado e objetivou descrever e compreender o impacto, na mobilização das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão (MSAI), do recurso à modalidade de Ensino à Distância (E@D), originado pela pandemia COVID-19. Em complemento, também se procurou compreender de que forma as MSAI promovidas pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) desse estabelecimento escolar foram mobilizadas em tempos E@D no contexto da pandemia COVID-19. Para a recolha de dados, foram utilizados os seguintes métodos: análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas com registo áudio (estas analisadas de acordo com a abordagem análise de conteúdo). Com base nos métodos de geração de informação precedentes, foi possível concluir, de um ponto de vista global, que as MSAI foram asseguradas de forma cabal, que a sua operacionalização foi efetuada maioritariamente com recurso à plataforma Microsoft Teams e que a EMAEI conseguiu fazer isto de uma forma célere, eficaz e em linha com os princípios estabelecidos a legislação-chave da inclusão em Portugal, o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho.pt_PT
dc.identifier.tid203419480pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48472
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subjectEnsino à Distânciapt_PT
dc.subjectEquipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI)pt_PT
dc.subjectMedidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão (MSAI)pt_PT
dc.titleEducação inclusiva ⎯ história, teoria, prática e desafios de operacionalização de uma equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (EMAEI) no âmbito do ensino à distância (E@D) em tempo de pandemia COVID–19pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SUSANA_RIBEIRO_08_04_2025.pdf
Size:
1.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: