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Dá para fazer tudo! Mil Coisas… Os Materiais Não-Estruturados em Educação de Infância

dc.contributor.advisorFigueira, Sofia Corrêa
dc.contributor.authorCorreia, Tânia Sofia Pando
dc.date.accessioned2021-04-12T10:15:23Z
dc.date.available2021-04-12T10:15:23Z
dc.date.issued2021-02
dc.description.abstractO presente relatório é resultado de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e visa apresentar um estudo transversal aos contextos educativos nos quais desenvolvi os momentos de estágio em Creche e Jardim de Infância. Todo o documento foi construído num processo de formação profissional e pessoal e, apresenta aprendizagens adquiridas através de experiências vivenciadas em estágio e conhecimentos obtidos ao longo do percurso académico. Do ponto de vista metodológico, esta investigação foi desenvolvida segundo a metodologia qualitativa e baseada na abordagem da investigação-ação, a fim de recolher dados empíricos que sustentassem e dessem resposta à questão de partida “Como potenciar a exploração de materiais não-estruturados em contextos de Creche e Jardim de Infância?”. A análise reflexiva dá ênfase à importância da utilização dos materiais não-estruturados em contexto de Educação de Infância e, sobre a forma como essa exploração é realizada pelas crianças. Também se pretendeu compreender qual o papel do educador, ou seja, como potencia a exploração dos materiais não-estruturados na sua prática e, ainda, como os pode utilizar e mobilizar para otimizar o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Para tal, foram implementadas intervenções em ambos os contextos educativos, no sentido de promover melhorias significativas que levaram a uma análise e reflexão detalhada sobre o processo investigativo. Com o cruzamento da informação recolhida, compreendi que a exploração dos materiais não-estruturados permitem às crianças dar um diferente significado a um objeto, promovendo novas brincadeiras e interações e, ainda, formas criativas de modificar a função de um objeto num outro mais dinâmico e rico. Assim, trata-se de criar ambientes ricos e estimulantes que permitam o desenvolvimento global das crianças, cuja sua organização deve ser entendida como uma componente do processo de aprendizagem, na medida em que, quanto maior for a sua diversidade, maiores serão as oportunidades e possibilidades das crianças explorarem e de se envolverem em experiências diferenciadas.pt_PT
dc.identifier.tid202678644pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36179
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectEspaçopt_PT
dc.subjectMateriais Não-Estruturadospt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.titleDá para fazer tudo! Mil Coisas… Os Materiais Não-Estruturados em Educação de Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

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