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As Bibliotecas de Castelo de Vide e a Educação Popular (1863/1899)

dc.contributor.advisorMogarro, Maria João
dc.contributor.authorBruno, Filomena Maria Ferreira de Sousa
dc.date.accessioned2015-04-21T20:05:23Z
dc.date.available2015-04-21T20:05:23Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractPara o nosso estudo, escolhemos como objecto desta dissertação, as bibliotecas populares em Portugal nas últimas décadas do século XIX. Tentámos entendê-las nas suas diversas dimensões e conhecer os actores envolvidos. Estas bibliotecas populares foram importantes realidades do passado, mas não foram muito divulgadas. No caso português elas foram consideradas um fracasso. Nós focámos a nossa atenção nas bibliotecas de José Frederico Laranjo em Castelo de Vide, criadas no século XIX. Torna-se extremamente importante perceber o seu papel na educação popular. Foram um sucesso na educação popular? Foram um meio de acesso ao conhecimento para o povo de Castelo de Vide? A abordagem deste tema exigiu também um estudo de Frederico Laranjo - a sua vida, as suas ideias, os seus projectos. Introduzimos referenciais teórico-metodológicos relacionados com os conceitos de biblioteca, de leitura, de associativismo, e investigámos a história da leitura pública e das bibliotecas populares.por
dc.description.abstractor our research, we have chosen as the object of this dissertation, the popular libraries in Portugal in the last decades of the XIXth century. We have tried to understand them in its several dimensions and know the actors involved. These popular libraries were important realities of the past, but they were not disclosed. In the Portuguese case, they have been considered as a failure. We have focused our attention on the libraries of José Frederico Laranjo in Castelo de Vide, created in the nineteenth century. It is of crucial importance to understand their role in popular education. Were they a mean of acess to knowledge for the people of Castelo de Vide? The approach to this theme has also demanded a study of Frederico Laranjo-his life, his ideas, his projects. We introduced theoretical and methodological references related to the concepts of library, reading, the associativism, and we investigated the history of reading and public libraries.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8467
dc.language.isoporpor
dc.subjectLeitura públicapor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectassociativismopor
dc.subjectbiblioteca popularpor
dc.subjectpublic readingpor
dc.subjectpopular educationpor
dc.subjectassociativismpor
dc.subjectpopular librarypor
dc.titleAs Bibliotecas de Castelo de Vide e a Educação Popular (1863/1899)por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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