Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A cooperação e a metodologia de trabalho por projeto no jardim de infância: o caso de grupos heterogéneos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RITA_MENDES.pdf2.52 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório final resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática Educativa do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Com este trabalho pretendeu-se intervir junto de um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, garantido o proveito da diversidade existente num grupo heterogéneo. Foram feitas várias intervenções com o grupo de crianças implicado, sendo que foram divididas em dois momentos. O primeiro momento englobou atividades pontuais, o segundo momento caracterizou-se pela implementação da Metodologia de Trabalho por Projeto. Pretendeu-se, com esta investigação, promover competências sociais nas crianças, de maneira que estas se envolvessem no seu próprio processo de aprendizagem, cooperando e interagindo com os pares de diferentes idades. Os resultados mostraram que a intervenção pedagógica favoreceu os níveis de envolvimento, relacionamento, implicação e cooperação das crianças, nas tarefas e atividades.

Description

Keywords

Grupos Heterogéneos no Jardim de Infância Interação Cooperação Diversidade Metodologia de Trabalho Por Projeto

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue