Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

[Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Final Lara - versão definitiva.pdf3.13 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente projeto tem como tema principal o uso pedagógico das histórias por parte do educador de infância em contexto de creche e jardim-de-infância. Tem como finalidade encontrar formas de promover a utilização das histórias em ambos os contextos pedagógicos referidos. Devido à mudança de Mestrado, a escolha do tema deu-se após o primeiro estágio em contexto de jardim-de-infância, o que condicionou a recolha e análise de informação. Para além disso, o facto de ter passado por diversos contextos de intervenção devido a gravidez de uma educadora cooperante e incompatibilidade com o estágio de outra colega levou a que pudesse vivenciar imensas experiências que possibilitaram compreender melhor a importância das histórias no quotidiano de uma educadora de infância, quer em creche, quer em jardim-de-infância. Este projeto de investigação recorreu a um paradigma interpretativo e uma metodologia qualitativa às quais pertence a abordagem de investigação-ação, que guiou o estudo em questão, pois este tipo de metodologia investigativa é a mais adequada na área da Educação. Assim, os procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação utilizados foram a observação participante, recolha e análise de fotografias, áudios e vídeos (dispositivos multimédia), notas de campo, pesquisa e análise documental (Projetos Educativos e Projetos Pedagógicos de Sala). As intervenções incidiram em três dos quatro locais de estágio, tendo sido selecionadas tendo em conta a relevância para o estudo. A sua análise permite inferir que as histórias são uma importante ferramenta pedagógica para o educador de infância enquanto gestor do seu currículo, independentemente do contexto onde exerce. Através das mesmas torna-se possível desenvolver competências ao nível da Linguagem (compreensão e expressão), da imaginação e criatividade, do conhecimento do mundo e de si mesmo, do pensamento narrativo e de literacia precoce. Para além disso, constituem um importante meio de estabelecer a relação pedagógica entre o educador e as crianças, famílias e equipa pedagógica.
This research project has as its main theme the pedagogical use of stories by the kindergarten teacher in both contexts of nursery and preschool. Its purpose is to find ways to promote the use of stories in such pedagogical contexts. Due to an exchange in my Master's Degree, the choice of topic occurred after the first internship in a preschool context. This fact has conditioned the gathering and analysis of information. In addition, having undergone through four intervention contexts due to various reasons has helped in better understanding the importance of stories in the daily life of a kindergarten teacher. This research project has used an interpretative paradigm and a qualitative methodology to which the research-action approach belongs, and has guided this study for this sort of research methodology is the most adequate in the Educational matter. Thus, the procedures used for collecting, processing and analyzing information were participant observation, collection and analysis through multimedia devices (photography, audio and video), field notes, research and documentary analysis (Institutional Educational Projects and Educational Projects of each group). The information selected for analysis in this study, according to its relevance for its theme, was collected in three of the four internships. A qualitative analysis allowed to infer that stories are an important pedagogical tool for the kindergarten teacher regardless the educational context. Stories also enable to develop language skills (understanding and expressing skills), imagination and creativity skills, global knowledge of the world and itself skills, narrative thinking and literacy skills. In addition, they are also an important tool in establishing a pedagogical relationship between the kindergarten teacher and children, families and work team.

Description

Keywords

Histórias Educador de infância Creche Jardim-de-infância Instrumento pedagógico Educação de infância Desenvolvimento Stories Kindergarten teacher Nursery Preschool Pedagogical tool Education Kindergarten Development

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue