Repository logo
 
Publication

Diferenciação pedagógica em matemática através de tarefas paralelas: um estudo no 4.º ano de escolaridade

dc.contributor.advisorDelgado, Catarina
dc.contributor.authorCasal, Joana Filipa Silva
dc.date.accessioned2023-01-13T15:16:24Z
dc.date.available2023-01-13T15:16:24Z
dc.date.issued2022-12
dc.description.abstractO presente relatório, realizado no âmbito do projeto de investigação, foi desenvolvido no decorrer do 2.o ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico. O projeto decorreu no último período de estágio de intervenção numa turma de 4.o ano do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Este projeto tem como principal objetivo perceber quais os desafios com que me deparo na preparação e exploração de tarefas que visem a Diferenciação Pedagógica em Matemática. No que diz respeito à metodologia utilizada, esta recai sobre uma abordagem qualitativa centrada na prática, onde se prevê a capacidade de reflexão sobre o trabalho que vai sendo desenvolvido ao longo do tempo. Quanto às técnicas para recolha de dados foram utilizadas a observação participante e direta (notas de campo e gravações áudio) e recolha documental. No que se refere aos resultados do estudo, destaca-se que o trabalho em torno de tarefas paralelas envolve um conjunto de desafios para o professor associados aos diferentes momentos desse trabalho. Na seleção/adaptação das tarefas destaca-se a elaboração de questões que se mostrem adequadas aos diferentes níveis de aprendizagem dos alunos da turma. Na preparação das tarefas realça-se a antecipação das estratégias de resolução das tarefas e das dificuldades dos alunos, como aspetos mais desafiantes por exigirem um conhecimento aprofundado dos alunos e dos seus níveis de aprendizagem. Finalmente, na exploração das tarefas na sala de aula, apesar de em todos os seus momentos existirem desafios, destaca-se o momento de monitorização do trabalho dos alunos em que se destaca o desafio de apoiar os alunos na interpretação e compreensão do enunciado do problema sem lhes dar a resposta às questões colocadas.pt_PT
dc.description.abstractThis report, carried out within the scope of the research project, was developed during the 2nd year of my Masters in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education. The project took place in the last period of the intervention internship in a 4th grade class of the 1st cycle of Basic Education. The main objective of this project is to understand the challenges I face in the preparation and exploration of tasks aimed at Pedagogical Differentiation in Mathematics. With regard to the methodology used, this relies on a qualitative approach centered on practice, which provides for the ability to reflect on the work that is being developed over time. As for the techniques for data collection, participant and direct observation (field notes and audiovisual recordings) and documentary collection were used. With regard to the results of the study, it is highlighted that the work around parallel tasks involves a set of challenges for the teacher associated with the different moments of this work. In the selection/adaptation of the tasks, emphasis is placed on the elaboration of questions that are suitable for the different learning levels of the students in the class. In the preparation of tasks, anticipation of strategies for solving tasks and students' difficulties is highlighted, as more challenging aspects as they require in-depth knowledge of students and their learning levels. Finally, in the exploration of tasks in the classroom, despite the fact that there are challenges at all times, the moment of monitoring the students' work stands out, in which the challenge of supporting students in the interpretation and understanding of the statement of the problem without giving them the answer to the questions posed.pt_PT
dc.identifier.tid203156579pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/43196
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDiferenciação Pedagógicapt_PT
dc.subjectTarefas paralelaspt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectDesafios do professorpt_PT
dc.subjectPedagogical Differentiationpt_PT
dc.subjectParallel taskspt_PT
dc.subjectMathpt_PT
dc.subjectTeacher challengespt_PT
dc.titleDiferenciação pedagógica em matemática através de tarefas paralelas: um estudo no 4.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório.pdf
Size:
1.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: