Publication
Relatório de Estágio Profissional
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Almeida, José Maria de | |
dc.contributor.author | Martins, Susana Carina Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2017-06-19T11:39:33Z | |
dc.date.available | 2017-06-19T11:39:33Z | |
dc.date.issued | 2017-05-17 | |
dc.date.submitted | 2017-04-26 | |
dc.description.abstract | O trabalho aqui desenvolvido tem como tema “Relatório de Estágio Profissional I, II e III”, e pretende aprofundar as práticas experienciadas e observadas na realidade educativa, através de relatos realizados e devidamente fundamentados. Alguns recursos, planeamentos, estratégias e atividades também são devidamente explorados/as, assim como os dispositivos de avaliação, sendo que o relatório está dividido em 4 capítulos: relatos de estágio; planificação; dispositivos de avaliação e uma proposta de uma atividade através da metodologia de trabalho de projeto. No primeiro capítulo é possível verificar várias práticas, não só das educadoras, onde realizei o estágio, como também pessoais, e observar ainda a descrição de diversos materiais lúdicos e didáticos que foram utilizados ao longo do período de estágio. No segundo capítulo, apresento várias planificações de atividades realizadas com crianças de diferentes idades, em que as estratégias, os recursos e os componentes desenvolvidos e trabalhados são diversificados. No capítulo da avaliação, desenvolvi três propostas de trabalho de diferentes áreas e aplicadas em diferentes grupos, para que seja possível realizar a avaliação das propostas. Na educação pré-escolar, as grelhas são apenas de observação, com vista a verificar o desenvolvimento gradual das crianças, que, como sabemos, cada uma tem o seu tempo. Por último, o capítulo 4 compreende um trabalho de projeto, pensado para ser realizado com um grupo de crianças de 5 anos de idade. Este trabalho está desenvolvido com todas as etapas que um trabalho de projeto exige para que possa ser aplicado. Com a elaboração deste relatório, pretendeu-se apresentar os dados de todo o processo formativo que uma estagiária, futura educadora, desenvolveu nas diferentes etapas do estágio profissional, dos conhecimentos apreendidos, das capacidades desenvolvidas e, sobretudo, da reflexão que é necessário fazer sobre a prática pedagógica enquanto estagiária. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201706458 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/18552 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Relatório | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio Profissional | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |