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Tipos de estratégias de inovação em contexto de crise económica: o caso da indústria de cortiça em Portugal

dc.contributor.advisorMarques, João Paulo de Moura Martins Coelho
dc.contributor.authorSantos, Jorge Alexandre Ferrreira
dc.date.accessioned2019-02-18T10:33:50Z
dc.date.available2019-02-18T10:33:50Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA indústria portuguesa da cortiça tem sido considerada consecutivamente, por diversas entidades e dirigentes do nosso país, como um exemplo na economia nacional, sendo uma das maiores indústrias exportadoras e das que mais contribuíram positivamente para a balança comercial portuguesa, mesmo em períodos de crise económica como a que se viveu desde 2009. O objetivo deste estudo consistiu na análise das estratégias de inovação adotadas pela indústria de cortiça portuguesa no período de crise 2009-2016, colmatando uma lacuna na literatura disponível já que a maior parte dos estudos publicados sobre este setor centram a sua abordagem na evolução histórica do setor ou em estudos de casos não centrados nesta questão. Para respondermos a este objetivo, adotámos uma metodologia de natureza quantitativa. Este estudo permitiu também analisar quais as estratégias de inovação adotadas no período temporal de análise, onde se verificou que as ofensivas, as tradicionais e defensivas são as mais utilizadas pelas empresas da indústria de cortiça. Analisou também o modo de acesso à tecnologia e o tipo de inovação preferencial, onde se verificou que a tipologia de acesso mais utilizada é a aquisição de tecnologia chave na mão e a inovação de processo como tipo de inovação preferencial. Permitiu ainda reunir algumas caraterísticas das empresas como a localização, antiguidade, dimensão, se desenvolvem I&D (investigação e desenvolvimento), qual o tipo de investigação desenvolvida, quantos colaboradores afetam a atividades de I&D, tipos de inovação, modo de acesso à tecnologia, tipologias das estratégias adotadas e número de novos produtos e patentes. Procedeu-se também a testes de correlação entre as diversas variáveis, através de testes de inferência estatística, para concluir se estas influenciam a performance da empresa. Os resultados concluem que existem evidências estatísticas para afirmar que a variável número de novos produtos e as variáveis desenvolvimento de I&D, dimensão, e colaboradores a tempo total despendidos para atividades de I&D se encontram diretamente relacionadas, logo verificamos uma dependência da variável número de novos produtos em relação às restantes já identificadas. Verificou-se também a existências de evidências estatísticas para afirmar a existência de correlação entre a variável número de patentes e as variáveis dimensão, colaboradores a tempo total e parcial despendidos para atividades de I&D. Por último verificou-se existência de correlação entre as variáveis desenvolvimento de I&D e antiguidade.pt_PT
dc.identifier.tid202171833pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/27852
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectCrise económicapt_PT
dc.titleTipos de estratégias de inovação em contexto de crise económica: o caso da indústria de cortiça em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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