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A semiotic and usability analysis of Diegetic UI: Metro - Last Light

dc.contributor.advisorAlmeida, Flávio
dc.contributor.advisorNesi, Luan Carlos
dc.contributor.authorSilva, Guilherme Doval Estima da
dc.date.accessioned2020-01-20T14:54:39Z
dc.date.available2020-01-20T14:54:39Z
dc.date.issued2019-12
dc.description.abstractA narrativa de um jogo é um dos principais componentes da criação da imersão do jogador. À medida que a tecnologia avança, novas ferramentas possibilitam aos desenvolvedores de jogos a criação mundos digitais cada vez mais complexos. A Interface de Usuário tem um papel crucial, fornecendo ao jogador feedback sobre os vários atributos e mecânicas do jogo. Alguns jogos buscaram integrar a interface tradicionalmente intrusiva dentro da narrativa e da arte do jogo, por meio das Interfaces Diegética. O objetivo desta tese é entender como a integração da interface na arte e na narrativa do jogo - criando o que é chamado de Interface Diegética - pode aumentar a sensação de imersão do jogador. Para identificar os processos através dos quais o significado é observado na Interface Diegética, contamos com a Semiótica Discursiva proposta por A.J. Greimas e para avaliar se essas representações Diegéticas afetam a Usabilidade, empregamos as Heurísticas proposta por Desurvire e Wiberg. A metodologia mostrou resultados interessantes acerca das relações entre Interface e Narrativa, bem como o impacto de Usabilidade derivado de tal implementação no jogo Metro: Last Light.pt_PT
dc.description.abstractA Game’s narrative is one of the key components of creating Player immersion. As technology advances, game developers increase their toolset for creating increasingly complex game worlds. The UI has a crucial role, providing the Player with feedback about the various attributes and mechanics within the game. Some games sought to integrate the traditionally intrusive UI within the game’s narrative and art, by the means of Diegetic UI. The goal of this Thesis is to understand how integrating the User Interface into the game’s art and narrative – creating what is called a Diegetic Interface – can increase the feeling of immersion for the Player. To identify the processes through which meaning is observed in Diegetic UI, we’ve relied on the Discoursive Semiotics proposed by A.J. Greimas and to assess if these Diegetic Representations affect usability, we employed Game Usability Heuristics proposed by Desurvire and Wiberg. The methodology proved to yield interesting results regarding the relationships between UI and Narrative as well as the Usability impact derived from such implementation in the game Metro: Last Light.pt_PT
dc.identifier.tid202372090pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31043
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectVideojogospt_PT
dc.subjectInterface do utilizadorpt_PT
dc.subjectImersãopt_PT
dc.subjectSemióticapt_PT
dc.subjectUsabilidadept_PT
dc.titleA semiotic and usability analysis of Diegetic UI: Metro - Last Lightpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign e Cultura Visualpt_PT

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