Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância e influência do trademarketing na decisão de compra dos consumidores: o caso das farmácias portuguesas

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

No âmbito do tema trade marketing, a presente dissertação tem como objetivo geral identificar e caracterizar de que forma o trade marketing influência a decisão de compra dos consumidores no ponto de venda, no caso concreto das farmácias portuguesas. Prende-se demonstrar a importância do ponto de venda e do investimento no mesmo, verificar a importância de um Key Account Manager, evidenciar os fatores externos que mais influenciam a decisão de compra, comprovar a influência dos farmacêuticos na decisão de compra e identificar as ações e materiais que mais influenciam a decisão de compra. A investigação foi conduzida junto de um grupo de especialistas através do método delphi a partir do qual foi possível evidenciar a importância do trade marketing e a influência que este provoca. Os resultados revelaram que o trade marketing influência cada vez mais a decisão de compra dos consumidores e que o investimento das marcas no futuro deve ser feito no ponto de venda. Foi assim possível concluir que o investimento das marcas no futuro deve ser feito no ponto de venda através do trade marketing uma vez que foi comprovado que as ações e materiais desenvolvidos pelo mesmo são os principais influenciadores da decisão de compra.

Description

Keywords

Marketing Trade marketing Merchandising Ponto de venda Decisão de compra Farmácia

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License