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A relação de cuidados na unidade de urgência pediátrica: gestão recíproca das emoções e da informação

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A Enfermagem, enquanto disciplina prática, possui na actualidade um corpo de conhecimentos relevante e em contínua expansão que se orienta cada vez mais para o desenvolvimento de conhecimentos e competência adquiridos por via da articulação entre a análise das práticas dos profissionais de enfermagem e a formação/investigação, com relações recíprocas. Numa sociedade em que o papel das tecnologias é preponderante, muitos profissionais de saúde centram o seu modo de agir na qualidade técnica dos seus serviços, descurando o lado humano e a relação de cuidados. A competência profissional dos enfermeiros só ficará completa com o desenvolvimento do aspecto relacional dos cuidados, e sem esta aliança nem a eficácia nem a qualidade do trabalho podem ser asseguradas. Se a estes factores juntarmos a dimensão emocional, os aspectos emotivoafectivos, enquanto qualidade que o profissional de saúde deve possuir, teremos nele toda a capacidade para observar e identificar necessidades e a singularidade de cada utente. Em enfermagem pediátrica a gestão das emoções e a gestão da informação estão intrinsecamente interligadas e complementam-se. Nas relações de cuidar são indispensáveis acções carinhosas, sentimentos harmoniosos e uma complexidade de afectos, acompanhados do fornecimento de informação. Deverá usar-se uma linguagem adequada considerando os elementos de natureza cognitiva, cultural e relativos ao estádio de aceitação da situação, com a intenção de contribuir para o bem-estar e diminuir o sofrimento, sendo esta a intencionalidade major da Enfermagem. Em cada interacção e na prossecução da relação de cuidados estes aspectos surgem como estratégicos para incentivar os cuidados humanizados e centrados nas reais necessidades da criança/jovem e família. Um atendimento personalizado possibilita um relacionamento mais próximo entre a equipa multidisciplinar, os utentes e os respectivos familiares. O percurso espelhado neste Relatório centrou-se na aquisição e desenvolvimento de competências para prestar cuidados especializados, contribuiu para a produção do saber como uma atitude de permanente reflexão e aperfeiçoamento das práticas.

Description

Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Keywords

Enfermagem pediátrica Relações enfermeiro-doente Unidades de terapia intensiva pediátrica Humanização da assistência

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[s.n.]

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