Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O estudo do meio como promotor da interdisciplinaridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Cristina Paixão_Versão Final.pdf2.87 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório do Projeto de Investigação, apresenta uma investigação qualitativa, realizada em contexto de 2º ano do Ensino Básico, na Escola Básica do 1º Ciclo nº 5 de Setúbal, mais conhecida como “Escola do Peixe Frito”, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como participantes todos os alunos da turma em questão. Esta investigação situa-se na abordagem da investigação-ação, recolhendo os dados a partir da implementação de atividades diversificadas e interdisciplinares, notas de campo relativas a essas mesmas atividades, observação participante, fotografias e vídeos e análise documental. Além disto, são também consideradas entrevistas aos alunos e à professora cooperante, com o intuito de compreender as opiniões e perceções dos mesmos sobre o trabalho desenvolvido durante a investigação. O objetivo desta investigação foi promover o ensino das ciências, motivando os alunos para as aprendizagens realizadas na área curricular de Estudo do Meio, aliando-as às restantes áreas curriculares, pretendendo com isto desenvolver o interesse dos alunos, nas temáticas abordadas nesta área curricular. São vários os autores que defendem o ensino das Ciências desde os primeiros anos de escolaridades, pois quanto mais novos forem os aprendentes mais fácil se torna a intervenção do professor, de modo a motivar para estas aprendizagens, assim como corrigindo ou/e completando as conceções alternativa criadas pelos mesmos, conceções essas provenientes da necessidade de dar significado ao mundo que os rodeia. A partir deste estudo, foi possível constatar que através de uma abordagem interdisciplinar, mantendo uma intervenção diversificada, é possível promover as aprendizagens inerente à área curricular de Estudo do Meio, possibilitando uma melhor compreensão sobre a pertinência desta área.
This Research Project Report, presents a qualitative research, carried out in the context with children between 7 and 8 years old in Primary School of 1st Cycle nº5 in Setúbal, better known as "School of Peixe Frito", as part of the Masters in Pre -School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, the participants are all the students in that class. This research is based on the “research – action” approach by collecting data from the implementation of diverse and interdisciplinary activities, the field notes relating to these activities, participant observation, photos/videos and document analysis. In addition, are also considered students and the cooperating teacher interviews in order to understand the opinions and perceptions of the students on the work done during the research. The main goal of this research was to promote science education, motivating the students for studies undertaken at the curriculum programme of “Environmental Studies”, combining them to others curriculum programmes, intending with this to develop student’s interest in the topics covered in this curriculum programme. There are several authors who advocate that the teaching of sciences should start at the early years of schooling levels because in younger ages are easier the intervention of the teacher, in order to motivate and help this learning, as well, correcting or/and completing the alternative conceptions created for them, these conceptions are develop by the need of give meaning to the world around them. From this study, it was found that through an interdisciplinary approach, maintaining a diversified intervention, it is possible to promote the learning inherent in the curricular area of “Environmental Studies”, allowing a better understanding of the relevance of this area.

Description

Keywords

Ensino das ciências Literacia cientifica Ensino básico Ciência Tecnologia e sociedade Interdisciplinaridade Science teaching Science literacy Basic teaching Science Technology and society Interdisciplinarity Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue