Repository logo
 
Publication

A influência da ludicidade na motivação de alunos com PHDA

dc.contributor.advisorMendes, Elisabete
dc.contributor.authorRibeiro, Sílvia Alexandra Pereira
dc.date.accessioned2019-05-02T13:55:16Z
dc.date.available2019-05-02T13:55:16Z
dc.date.issued2019-04-11
dc.description.abstractA Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção, é cada vez mais comum na nossa sociedade e nas nossas escolas, englobando um grande número de alunos, que pelas suas caraterísticas: excessiva agitação motora, falta de atenção e impulsividade, tornam o contexto escolar e familiar num cenário problemático para quem lida com eles. Assim sendo, a temática escolhida para objeto de estudo da presente investigação é: A influência da Ludicidade na motivação de alunos com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Pretende-se estudar o modo como os professores encaram e ensinam alunos com o diagnóstico de PHDA, assim como verificar as suas conceções sobre a eficiência das metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem baseadas no lúdico como fonte de motivação. Para a realização do presente estudo, foi adotada uma abordagem metodológica, de natureza quantitativa, envolvendo a recolha e análise de elementos informativos através de um inquérito por questionário. Os resultados indicam que os docentes têm, na sua maioria, conhecimentos sobre a PHDA e consideram o lúdico como uma estratégia pedagógica eficaz, que influencia positivamente os alunos, pois estes ficam mais motivados para a aprendizagem, nomeadamente os alunos com esta perturbação.pt_PT
dc.description.abstractThe Disruption of Hyperactivity and Attention Deficit Disorder is increasingly common in our society and in our schools, involving a large number of students, who, due to their characteristics: excessive motor agitation, lack of attention and impulsivity, make the school and family context in a problematic scenario for those who deal with them. Thus, the subject chosen for the study object of this research is: The influence of Ludicidad on the motivation of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). It is intended to study the way teachers approach and teach students with the diagnosis of ADHD, as well as to verify their conceptions about the efficiency of the methodologies used in the teaching-learning process based on the play as a source of motivation. For the accomplishment of the present study, a methodological approach was adopted, of quantitative nature, involving the collection and analysis of informative elements through a questionnaire survey. The results indicate that teachers are mostly knowledgeable about PHDA and consider play as an effective pedagogical strategy that positively influences learners as they are more motivated to learn, especially students with this disorder.pt_PT
dc.identifier.tid202214699pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28409
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPerturbação de hiperatividade e défice de atençãopt_PT
dc.subjectLúdicopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectHyperactivity disturbance and attention deficitpt_PT
dc.subjectPlayful Inclusionpt_PT
dc.titleA influência da ludicidade na motivação de alunos com PHDApt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.embargofctDe acordo com as políticas de depósito do Instituto Politécnico de Portalegrept_PT
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial. Especialização em Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
SÍLVIA RIBEIRO DISSERTAÇÃO - final.pdf
Size:
1009.37 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: