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A relação entre a decisão de compra do agregado familiar e a humanização do animal de estimação: Um estudo exploratório no contexto português

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Portugal é, nos dias de hoje, um país com uma crescente presença de animais de estimação dentro de casa, por essa razão, a forma como o consumidor que também é dono do animal de estimação toma as suas decisões de compra constitui um desafio no âmbito do estudo do comportamento do consumidor. Assim, torna-se pertinente procurar respostas que permitam compreender de que modo a relação entre dono-animal de estimação se desenvolve para que seja possível criar estratégias de marketing que respondam a esta oportunidade de mercado. Nesse sentido, este trabalho procura explorar e compreender a relação entre a decisão de compra do agregado familiar e a humanização do animal de estimação. Com o propósito de responder ao objetivo da investigação foi desenvolvida a revisão de literatura com base no comportamento do consumidor e na humanização do animal de estimação. Optou-se pela pesquisa qualitativa, através da realização de entrevistas em profundidade a 30 entrevistados, representativos de 30 agregados familiares com animais de estimação, e com características e constituições diferentes, para garantir a abrangência e diversidade da análise. Da análise de dados conclui-se que a família ocupa um lugar de destaque e que o animal de estimação acaba por reforçar esse sentimento, uma vez que o tipo de humanização mais comum, na presente investigação, aponta para que o animal de estimação seja considerado como um membro da família, ganhando a capacidade de contribuir para a construção de identidade do dono, promover novas aprendizagens, a interação social e sensações de bem-estar. O animal de estimação é participante ativo como co consumidor nas decisões de compra do agregado familiar com animais de estimação e pode determinar condutas de comportamento. Nalguns casos, com base na relação afetiva entre dono-animal de estimação, a impossibilidade de o dono se acompanhar do animal de estimação a um estabelecimento pode levar o dono a optar por outro local ou preferir frequentar locais onde é permitida a entrada do animal.

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Comportamento do consumidor Humanização do animal de estimação Relação dono-animal de estimação Decisão de compra Agregado familiar

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