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Aplicação de metodologia para desenvolvimento de heurísticas de usabilidade e UX
dc.contributor.advisor | Gomes, Anabela de Jesus | |
dc.contributor.advisor | Páris, César Paulo das Dores | |
dc.contributor.author | Reis, Pedro Manuel Alves dos | |
dc.date.accessioned | 2023-03-30T10:13:45Z | |
dc.date.available | 2023-03-30T10:13:45Z | |
dc.date.issued | 2021-05-07 | |
dc.date.submitted | 2021-03-04 | |
dc.description.abstract | Para que um produto tenha sucesso no mercado, não basta apenas procurar que este seja fácil de usar, é necessário também garantir que este proporciona boas sensações aos utilizadores. No entanto, algumas empresas de desenvolvimento de software acabam por não dar tanta importância à realização de estudos e testes de usabilidade e User eXperience (UX), por assumirem que tais investigações têm um custo elevado, o que pode levar ao fracasso prematuro dos seus produtos. Na verdade, quanto mais cedo estas questões forem levadas em consideração no processo de desenvolvimento dos produtos, menor é o impacto em termos de custos, até porque previne esforços adicionais de desenvolvimento após se obter feedback dos primeiros utilizadores ou stakeholders. Atualmente, com a disseminação da utilização de dispositivos móveis e as suas aplicações no quotidiano das pessoas, têm surgido várias aplicações móveis que interagem com equipamentos externos, com particularidades em termos da sua utilização, o que leva a que as avaliações de usabilidade e UX realizadas neste tipo de produtos, por vezes não sejam as mais adequadas. Neste projeto de investigação pretendeu-se verificar através de uma revisão de literatura os métodos existentes para avaliar aplicações móveis que interagem com equipamentos externos. Este tipo de aplicações tem a particularidade de englobar um elemento adicional na interação entre o utilizador e o dispositivo móvel, o equipamento. Posto isto, foi selecionada uma metodologia, que pretende desenvolver e validar um conjunto de heurísticas de usabilidade e UX adequada a avaliar aplicações de um certo domínio. Assim, a metodologia foi levada a cabo meticulosamente, tendo em conta 3 aplicações móveis, a qual integrou 4 experiências para melhoria e validação dos resultados. No fim, obteve-se um conjunto de heurísticas que, quando aplicadas, se pretende que melhorem a experiência de interação dos utilizadores com as aplicações móveis pertencentes a este domínio específico. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203003551 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/44391 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Experiência do utilizador | pt_PT |
dc.subject | Usabilidade | pt_PT |
dc.subject | Avaliação heurística | pt_PT |
dc.subject | Aplicações móveis | pt_PT |
dc.subject | Equipamentos externos | pt_PT |
dc.title | Aplicação de metodologia para desenvolvimento de heurísticas de usabilidade e UX | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |