Publication
Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos
dc.contributor.advisor | Pires, Natália de Jesus Albino, 1970- | |
dc.contributor.author | Mateus, Catarina Pires | |
dc.date.accessioned | 2019-03-14T10:53:23Z | |
dc.date.available | 2019-03-14T10:53:23Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia de ensino – a Oficina de Gramática – que se prende com o desenvolvimento do conhecimento implícito e com a transformação do mesmo em conhecimento explícito, através de atividades por descoberta. A base deste relatório são duas oficinas de gramática, implementadas em dois ciclos diferentes: a primeira no ano letivo de 2016/2017, com uma turma de 3º ano; a segunda no ano letivo 2017/2018, com uma turma do 5º ano de escolaridade. A primeira, implementada no 3º ano, parte da audição de um poema e sendo constituída por um conjunto de atividades, nas quais se pede que os alunos agrupem um conjunto de formas verbais tendo em conta o tempo verbal, a pessoa, a conjugação e o infinitivo das mesmas. A segunda oficina de gramática, implementada no 5º ano, parte de um conjunto de excertos de textos, com as formas verbais identificadas com cores e tons diferentes, sendo o objetivo da atividade a identificação dos tempos verbais associados às diferentes cores. Com as duas intervenções pretende-se perceber o contributo que as oficinas de gramática oferecem nas aprendizagens dos alunos de 1º e 2º Ciclos no estudo/revisão do verbo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202180220 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/28062 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Verbo | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento Explícito da Língua | pt_PT |
dc.subject | Gramática | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento Implícito | pt_PT |
dc.subject | Tipologia de Exercícios | pt_PT |
dc.subject | Oficina de Gramática | pt_PT |
dc.title | Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |