Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.24 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia de ensino – a Oficina de Gramática – que se prende com o desenvolvimento do conhecimento implícito e com a transformação do mesmo em conhecimento explícito, através de atividades por descoberta.
A base deste relatório são duas oficinas de gramática, implementadas em dois ciclos diferentes: a primeira no ano letivo de 2016/2017, com uma turma de 3º ano; a segunda no ano letivo 2017/2018, com uma turma do 5º ano de escolaridade.
A primeira, implementada no 3º ano, parte da audição de um poema e sendo constituída por um conjunto de atividades, nas quais se pede que os alunos agrupem um conjunto de formas verbais tendo em conta o tempo verbal, a pessoa, a conjugação e o infinitivo das mesmas. A segunda oficina de gramática, implementada no 5º ano, parte de um conjunto de excertos de textos, com as formas verbais identificadas com cores e tons diferentes, sendo o objetivo da atividade a identificação dos tempos verbais associados às diferentes cores.
Com as duas intervenções pretende-se perceber o contributo que as oficinas de gramática oferecem nas aprendizagens dos alunos de 1º e 2º Ciclos no estudo/revisão do verbo.
Description
Keywords
Verbo Conhecimento Explícito da Língua Gramática Conhecimento Implícito Tipologia de Exercícios Oficina de Gramática