Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Avaliação das atitudes dos professores em relação a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas salas de aula regular

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
IDIANA_PINHEIRO.pdf793.42 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

presente estudo tem como tema Avaliação das atitudes dos professores em relação a inclusão de alunos com Necessidade Educacionais Especiais nas salas de aula regular. Tendo por objetivo principal identificar a necessidade de formação dos professores e educadores sobre as práticas inclusivas. O mesmo deu-se a partir da utilização de um instrumento que neste caso é a Escala de Autoeficácia. Desta forma, foi realizado um estudo exploratório, onde os dados obtidos aconteceu através da aplicação de um questionário on-line enviado aos participantes pela plataforma do Google Forms. Este estudo contou com a participação 71 professores das redes públicas e privadas do município de São Luís e do município de Paço do Lumiar, constituindo assim uma amostra de conveniência. As perguntas tinham por objetivo avaliar a necessidade de formação dos professores, a satisfação dos professores e educadores em relação a sua prática docente; avaliar a atitude dos docentes em relação a educação inclusiva. Com isso percebemos a relevância de estudos, formações e debates sobre a percepção da autoeficácia destes profissionais em relação a sua prática docente como elemento essencial para a promoção de uma educação inclusiva.

Description

Keywords

Professores Escala de Autoeficácia Inclusão

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue