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Promoção do conforto em enfermagem pediátrica :
| dc.contributor.advisor | Diogo, Paula | |
| dc.contributor.author | Santos, Gisela Lourenço dos | |
| dc.date.accessioned | 2018-02-02T14:54:54Z | |
| dc.date.available | 2018-02-02T14:54:54Z | |
| dc.date.issued | 2017 | |
| dc.description.abstract | O conforto com intencionalidade terapêutica no cuidado de enfermagem deve ser implementado em diversos contextos do cuidar, entre os quais a enfermagem pediátrica. O cuidar é perspetivado como uma relação terapêutica entre o profissional de enfermagem, a criança e a família, e um ato que depende do conhecimento científico e do uso de habilidades técnicas para alcançar a saúde e o bem-estar, nomeadamente, o trabalho emocional e o conforto do cliente. Os processos de saúde-doença representam para a criança uma situação de crise, geradora de medos, ansiedade e sofrimento. Porém, os enfermeiros têm o privilégio de utilizar estratégias terapêuticas para minimizar as experiências potencialmente dolorosas e emocionalmente perturbadoras. Salienta-se que, na vida da criança, o brincar é uma atividade fundamental, pelo que o enfermeiro pode recorrer ao brincar terapêutico para estabelecer ou fortalecer a relação com a criança. Neste sentido, justifico a problemática deste relatório de estágio, que incide no cuidar em enfermagem pediátrica com enfoque na promoção do conforto da criança e da família através da utilização do brincar enquanto instrumento terapêutico, visando a minimização do medo, da dor e do sofrimento decorrentes dos processos saúde-doença. A metodologia utilizada assenta numa prática reflexiva baseada em evidência científica, na experiência, na observação participativa em contexto de ação e na partilha de experiências com peritos, com o intuito de aprimorar conhecimentos e o pensamento crítico na tomada de decisão. Da experiência de estágio salienta-se que o cuidado prestado à criança deve reconhecer os benefícios do brincar terapêutico no desenvolvimento e restabelecimento da saúde, considerando os valores que norteiam o cuidado de enfermagem humanizado em consonância com a filosofia de cuidados não traumáticos e os cuidados centrados na família. Aos profissionais coloca-se o desafio da integração sistemática do brincar na prática diária, garantindo os direitos e as necessidades de conforto da criança. Conclui-se que o brincar terapêutico revela-se um meio favorecedor de bem-estar e conforto, promovendo a adaptação e aprendizagem das crianças numa experiência emocionalmente positiva face aos processos saúde-doença. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201876612 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/20962 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_PT |
| dc.subject | Jogos e brinquedos | pt_PT |
| dc.subject | Criança hospitalizada | pt_PT |
| dc.subject | Brincar terapêutico | pt_PT |
| dc.subject | Conforto | pt_PT |
| dc.title | Promoção do conforto em enfermagem pediátrica : | pt_PT |
| dc.title.alternative | o brincar enquanto instrumento terapêutico | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria | pt_PT |
