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Conhecimentos e atuação dos Assistentes Operacionais em situações de violência/Bullying em meio escolar. Conhecer para intervir!

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Maria Margarida
dc.contributor.authorCoutinho, Neusa Micaela Amaral
dc.date.accessioned2018-06-19T15:34:19Z
dc.date.available2018-06-19T15:34:19Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA violência e o bullying em meio escolar são uma realidade presente nas escolas. Afeta todos os intervenientes sejam agressores, vítimas ou espetadores e deixam sequelas para a vida. Acontece maioritariamente no espaço de recreio, que é essencialmente vigiado por assistentes operacionais. Esta problemática tem-se revelado um grande desafio para os enfermeiros considerando que as competências ligadas à promoção da saúde em contexto escolar fazem parte do seu domínio de atuação. Conhecer e ampliar o conhecimento na área da violência em meio escolar, particularmente sobre bullying torna-se, pois, essencial para uma intervenção mais efetiva no âmbito desta problemática. O presente estudo de cariz exploratório e descritivo teve como objetivo, conhecer o que sabem os assistentes operacionais relativamente à problemática em estudo e como atuam face à mesma. Pretendeu, igualmente, contribuir para a elaboração de um plano de intervenção no âmbito da problemática em estudo direcionado aos responsáveis pela supervisão dos tempos livres dos estudantes no espaço escolar. Como instrumento de colheita de dados foi utilizado um questionário, aplicado a 69 assistentes operacionais das duas unidades orgânicas escolares do Concelho de Vila Franca do Campo, da Ilha de São Miguel, Açores. O tratamento dos dados foi concretizado através de estatística descritiva e inferencial, com recurso ao SPSS versão 24, e as perguntas abertas foram sujeitas a análise de conteúdo, segundo Bardin. Os resultados demonstraram que a maioria dos assistentes operacionais já ouviu falar de bullying (95,7%, n= 66). O tipo de violência que mais observam na escola é a “verbal”. A sua atuação perante situações de bullying varia e não obedece a nenhum padrão. A maioria (79,4%, n=50) referiu que tinha conhecimento sobre a existência de técnicos especializados na sua escola para intervir nas situações, de violência, contudo desconheciam o trabalho que realizavam com as crianças e adolescentes. São da opinião que as estratégias para a diminuição da violência e do bullying escolar passam por: manter os recreios escolares vigiados e orientados, pelo “trabalho colaborativo entre alunos, pais e comunidade escolar” e pelo “desenvolvimento de estratégias de prevenção da violência / bullying na escola”. Os resultados evidenciam a necessidade de se investir não só na formação mas também numa abordagem estratégica e de colaboração entre o setor da saúde e da educação no âmbito da promoção da saúde em contexto escolar para uma atuação eficaz na redução deste problema – A violência e o bullying no espaço escolar.pt_PT
dc.identifier.tid201920000pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/23123
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectViolênciapt_PT
dc.subjectBullyingpt_PT
dc.subjectMeio escolarpt_PT
dc.subjectAssistentes operacionaispt_PT
dc.titleConhecimentos e atuação dos Assistentes Operacionais em situações de violência/Bullying em meio escolar. Conhecer para intervir!pt_PT
dc.title.alternativeKnowledge and performance of supportive staff in situations of violence / bullying at school. know to intervene!pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Enfermagem do Porto
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatriapt_PT

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