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Relação entre hábitos alimentares, hábitos de sono e motivação para prática da atividade física dos alunos nos ensinos básico e secundário

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Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, referente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do ISEIT Almada. Este trabalho tem como objetivo descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas durante o ano letivo 2024/2025, nas turmas 6.ºH e 9.ºA, da Escola Básica Paulo da Gama, em Amora e da turma 10.ºE da Escola Secundária Dr. José Afonso no Seixal. Esta experiência formativa visou o desenvolvimento de competências profissionais no domínio da docência, articulando a componente pedagógica com a investigação científica. No decurso do estágio foi desenvolvido um projeto de investigação com o objetivo de analisar hábitos de sono, hábitos alimentares e a motivação para a prática da atividade física dos alunos nos ensinos básico e secundário. A metodologia adotada assentou na aplicação de um questionário sociodemográfico, na aplicação de instrumentos quantitativos, nomeadamente questionário validados para a população portuguesa, permitindo a recolha de dados relevantes sobre os hábitos e comportamentos dos alunos em relação às variáveis em estudo. O estudo foi aplicado a alunos do 2.º e 3.º ciclos e secundário, com uma amostra de 344 alunos. Os resultados obtidos revelam uma relação entre hábitos alimentares, hábitos de sono e motivação para a prática desportiva, com diferenças estatísticas para a variável: sexo, nível de escolaridade e prática de desporto federado. Por exemplo, as raparigas revelam hábitos alimentares mais saudáveis, enquanto os rapazes mostram maior motivação para praticar desporto e os alunos do ensino básico têm menos motivação para o exercício físico e piores hábitos alimentares. Estes dados reforçam a importância de uma abordagem multidimensional na promoção da saúde em contexto escolar, destacando o papel da Educação Física como um veículo promotor para a educação para a saúde. A prática pedagógica foi orientada por princípios de planificação reflexiva, diferenciação pedagógica e avaliação formativa, tendo sido promovidas estratégias pedagógicas com o intuito de fomentar o envolvimento dos alunos pelo gosto da prática da atividade física e a adoção de estilos de vida saudáveis. O estágio constituiu, assim, uma oportunidade para a articulação entre a teoria e prática, contribuindo para a formação profissional, sentido crítico, investigador e comprometido com a melhoria da qualidade educativa e do bem-estar dos alunos.

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