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- Relação entre hábitos alimentares, hábitos de sono e motivação para prática da atividade física dos alunos nos ensinos básico e secundárioPublication . Robalo, José Manuel Barroso; Bonança, Mário; Mendes , JoséO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, referente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do ISEIT Almada. Este trabalho tem como objetivo descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas durante o ano letivo 2024/2025, nas turmas 6.ºH e 9.ºA, da Escola Básica Paulo da Gama, em Amora e da turma 10.ºE da Escola Secundária Dr. José Afonso no Seixal. Esta experiência formativa visou o desenvolvimento de competências profissionais no domínio da docência, articulando a componente pedagógica com a investigação científica. No decurso do estágio foi desenvolvido um projeto de investigação com o objetivo de analisar hábitos de sono, hábitos alimentares e a motivação para a prática da atividade física dos alunos nos ensinos básico e secundário. A metodologia adotada assentou na aplicação de um questionário sociodemográfico, na aplicação de instrumentos quantitativos, nomeadamente questionário validados para a população portuguesa, permitindo a recolha de dados relevantes sobre os hábitos e comportamentos dos alunos em relação às variáveis em estudo. O estudo foi aplicado a alunos do 2.º e 3.º ciclos e secundário, com uma amostra de 344 alunos. Os resultados obtidos revelam uma relação entre hábitos alimentares, hábitos de sono e motivação para a prática desportiva, com diferenças estatísticas para a variável: sexo, nível de escolaridade e prática de desporto federado. Por exemplo, as raparigas revelam hábitos alimentares mais saudáveis, enquanto os rapazes mostram maior motivação para praticar desporto e os alunos do ensino básico têm menos motivação para o exercício físico e piores hábitos alimentares. Estes dados reforçam a importância de uma abordagem multidimensional na promoção da saúde em contexto escolar, destacando o papel da Educação Física como um veículo promotor para a educação para a saúde. A prática pedagógica foi orientada por princípios de planificação reflexiva, diferenciação pedagógica e avaliação formativa, tendo sido promovidas estratégias pedagógicas com o intuito de fomentar o envolvimento dos alunos pelo gosto da prática da atividade física e a adoção de estilos de vida saudáveis. O estágio constituiu, assim, uma oportunidade para a articulação entre a teoria e prática, contribuindo para a formação profissional, sentido crítico, investigador e comprometido com a melhoria da qualidade educativa e do bem-estar dos alunos.
