Publication
Educação e motivação: dois rostos de um processo bilateral
dc.contributor.advisor | Pereira, José Miguel Sacramento, 1968- | |
dc.contributor.advisor | Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- | |
dc.contributor.author | Miranda, Joana Margarida Marques Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2016-04-18T08:50:49Z | |
dc.date.available | 2016-04-18T08:50:49Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Com o passar dos anos, o reconhecimento da criança como ator participante dotado de competências, tem vindo a evoluir. Neste contexto, assume-se uma partilha de poderes, imergindo numa realidade em que “todos fazem tudo”, onde as relações interpessoais são consideradas alicerces de uma educação de qualidade. Espelhando a prática pedagógica desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surge o presente relatório, aduzindo, com base numa análise crítico-reflexiva, as experiências e aprendizagens circunscritas em ambos os contextos anteditos onde desenvolvi os estágios profissionalizantes. Este documento apresenta-se estruturado em duas partes, contemplando, a primeira, a caracterização dos ambientes socioeducativos já referidos, a apresentação dos princípios orientadores da minha ação pedagógica, bem como algumas vivências de estágio. Por sua vez, a segunda parte explana as experiências-chave por mim elegidas, devido ao seu impacto primordial, as quais não teriam sido possíveis sem a participação ativa das crianças, dos seus familiares e das equipas educativas que contribuíram para o enriquecimento do meu percurso formativo, bem como para o desenvolvimento das minhas competências profissionais. Ergue-se igualmente um exercício investigativo, desenvolvido na valência de Educação Pré-Escolar, centrado em dar voz às crianças. Esta experiência investigativa propõe-se a indagar as perspetivas das crianças relativamente aos motivos da sua frequência no Jardim de Infância. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201334488 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13194 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Práticas Educativas | pt_PT |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.title | Educação e motivação: dois rostos de um processo bilateral | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |