Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educação e motivação: dois rostos de um processo bilateral

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Com o passar dos anos, o reconhecimento da criança como ator participante dotado de competências, tem vindo a evoluir. Neste contexto, assume-se uma partilha de poderes, imergindo numa realidade em que “todos fazem tudo”, onde as relações interpessoais são consideradas alicerces de uma educação de qualidade. Espelhando a prática pedagógica desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surge o presente relatório, aduzindo, com base numa análise crítico-reflexiva, as experiências e aprendizagens circunscritas em ambos os contextos anteditos onde desenvolvi os estágios profissionalizantes. Este documento apresenta-se estruturado em duas partes, contemplando, a primeira, a caracterização dos ambientes socioeducativos já referidos, a apresentação dos princípios orientadores da minha ação pedagógica, bem como algumas vivências de estágio. Por sua vez, a segunda parte explana as experiências-chave por mim elegidas, devido ao seu impacto primordial, as quais não teriam sido possíveis sem a participação ativa das crianças, dos seus familiares e das equipas educativas que contribuíram para o enriquecimento do meu percurso formativo, bem como para o desenvolvimento das minhas competências profissionais. Ergue-se igualmente um exercício investigativo, desenvolvido na valência de Educação Pré-Escolar, centrado em dar voz às crianças. Esta experiência investigativa propõe-se a indagar as perspetivas das crianças relativamente aos motivos da sua frequência no Jardim de Infância.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue