Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

REFLEXÕES SOBRE ENVOLVIMENTO PATERNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PEC Setembro de 2023-36-49.pdf1 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Considerando a importância do pai para o desempenho educacional, objetivou-se discutir sobre as articulações entre paternidades e Educação Infantil no Brasil. Empreendeu-se, assim, uma revisão narrativa na área da Psicologia, em busca de publicações sobre o tema entre 2010 e 2021. Os dados foram divididos destacando aspectos quantitativos (ano, método, abordagem teórica e localidade) e qualitativos (duas categorias temáticas): as influências paternas no desempenho acadêmico na educação infantil e Desafios para a paternidade na interação entre família e escola. Constatou-se escassez de produção científica sobre o tema, reflexo de um cenário de exclusão paterna naturalizada na educação de crianças. Portanto, buscou-se, principalmente, problematizar lacunas passíveis de investigações e destacar a invisibilização da presença paterna no contexto da Educação Infantil.

Description

Keywords

paternidade; educação infantil; escola; família; relação pai-criança.

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue