Repository logo
 
Publication

O momento das refeições na creche e no jardim-de-infância: a importância de uma interação de qualidade na construção da comensalidade

dc.contributor.advisorPinheiro, Augusto
dc.contributor.authorCoutinho, Rita Soraia Cananão
dc.date.accessioned2014-07-17T10:33:13Z
dc.date.available2014-07-17T10:33:13Z
dc.date.issued2014-05
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractEste projeto tem como finalidade apresentar um trabalho no âmbito dos Momentos da Refeição na Creche e no Jardim-de-Infância. Insere-se no paradigma interpretativo, no campo da Investigação-ação e foi inspirado nas observações que realizei em contexto de estágio no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Os estágios foram realizados em contexto de Creche e de Jardim-de-Infância ambos supervisionados por educadoras cooperantes, cujas conceções pretendo analisar ao longo deste projeto. Ao longo do trabalho pretendo dar a conhecer a minha própria perspetiva construída através de uma reflexão sistemática e consistente, apoiada fortemente pelo Professor Orientador, por todos os docentes do Mestrado, pelas educadoras cooperantes e respetivas equipas pedagógicas e, sobretudo, pelas crianças que me conduziram e me transmitiram a maioria das respostas. Sabendo que nesta difícil profissão de Educadora de Infância existem poucas respostas feitas e muitas dúvidas, compreendo que são as crianças que, através das suas diferentes formas de comunicarem, nos transmitem as principais respostas para as nossas inquietudes. É isso que pretendo transmitir, ao longo de todo este projeto, onde incluo também a explicitação acerca da metodologia utilizada, as angústias e alegrias vividas e as pequenas vitórias que em tão pouco tempo consegui alcançar.por
dc.description.abstractThis project aims to present a work in the ambit of Meal Moments in Daycare and Kindergarten. Is inserted in the interpretive paradigm in the field of Action Research and was inspired by the observations performed in the context of training in the Masters in Preschool Education. Internships were made in the context of Daycare and Kindergarten, both supervised by cooperative teachers, whose conceptions I intend to deconstruct and analyze throughout this project. Throughout the work I intend to make known my own perspective constructed through a systematic and consistent reflection, strongly supported by the Advisor Professor, for all teachers of the Master, by cooperative teachers and respective educational teams, and especially the children that had led and given me most of the answers. Knowing that in this hard profession, of Preschool Teacher, there are few answers and many doubts, I understand that are the children that convey throughout their different forms of communicate, the main answers for our concerns. That’s what I intend to transmit, throughout this project, where I also include an explanation about the Methodology used, anguish and joy lived and little victories that, in short time, I achieved.en
dc.identifier.tid203262280
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/6577
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.subjectAlimentaçãopor
dc.subjectMomentos da refeiçãopor
dc.subjectInteração de qualidadepor
dc.subjectCumplicidadepor
dc.subjectSaber de alteridadepor
dc.subjectFeedingen
dc.subjectMoments of mealsen
dc.subjectQuality interactionen
dc.subjectComplicityen
dc.subjectKnow of alterityen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.titleO momento das refeições na creche e no jardim-de-infância: a importância de uma interação de qualidade na construção da comensalidadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpor
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓRIO_RITA_COUTINHO_VDEFINITIVA.pdf
Size:
1.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: